Onze cães e uma história em comum: vida sofrida e que merece amparo. No mês de novembro, a Fundação do Meio Ambiente (FUNDEMA) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) receberam a denúncia de cachorros vítimas de maus tratos no bairro Itacolomi, em Balneário Piçarras.
Após o resgate, ao avaliar os animais, a médica veterinária voluntária Janaina Luiza Costa verificou que eles estavam anoréxicos, desidratados, anêmicos, com verminose e contaminados com cinomose, doença altamente contagiosa, motivo pelo qual precisaram ficar isolados durante o tratamento.
Atualmente, todos estão se recuperando e aguardam por uma nova chance perto de quem os façam felizes. Entre os cães que estão para adoção, a maioria é de pequeno e médio porte, com idades entre um e dois anos, e um ainda filhote. São cinco fêmeas e seis machos.
Devido à pandemia da Covid-19 e com o objetivo de evitar aglomerações, os interessados em adotar devem entrar em contato com a Fundema para escolher seu novo melhor amigo. O telefone de contato é o 3345-3511, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.Os animais serão doados castrados.
A responsável pelos maus tratos foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil. No momento do flagrante, alguns animais já estavam mortos. Os demais foram diagnosticados com diversas doenças e cinomose, doença altamente contagiosa que exige isolamento dos animais.
A avaliação constatou que os animais estavam sendo negligenciados e a mulher não tinha condições de mantê-los. Ela foi autuada por crime ambiental e recebeu uma multa de R$ 11.200,00. Foi também detida e levada à delegacia pela PMSC. Ela responde pelo crime em liberdade e também um processo administrativo na Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras.