A equipe do Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado (GRASC), de Penha, esteve no Rio de janeiro entre 10 e 11 de abril integrando provas de especialista em incêndio estrutural, e trazendo mais conhecimento e capacitação para os trabalhos desenvolvidos no litoral norte.
Atualmente, a equipe do GRASC, que atua então como uma corporação de socorristas voluntários, é formada por nove operacionais, que são a linha de frente das ocorrências, e outros 22 agentes, que trabalham na logística e nos abrigos.
A agremiação totaliza, portanto, 31 pessoas trabalhando com ocorrências de grande vulto (catástrofes), e dando resposta à Defesa Civil local e outros órgãos que precisam de apoio tais como bombeiros militares e voluntários.
Em épocas de fortes chuvas é que a equipe trabalha mais, assim como também nas temporadas de incêndios florestais., já que o GRASC montou um grupamento especializado em incêndio nas matas, e ainda ocorrências como deslizamento, soterramento, alagamentos, enxurradas, localização de vítimas, vendavais, etc.
Essa participação foi detalhada pelo comandante Romário Bittencourt, na reportagem do link a seguir: