A veterana jornalista Rosana Bond – conhecida em Barra Vleha por suas pesquisas acerca da história local e regional – lançou neste sábado, dia 9 de agosto, uma nova edição do seu importante livro “A Saga de Aleixo Garcia – O Descobridor do Império Inca”, agora revisado e ampliado.
Ele é fruto de exaustiva pesquisa e conta a história do homem que descobriu o caminho do Peabiru, que ligava Santa Catarina ao Peru. A jornalista mesma chegou a trilhar quase todo ele chegando à Bolívia.
A edição ampliada é da Editora Insular e já está disponível. A manhã de sábado em Florianópolis, local do lançamento, foi pródiga em histórias e conhecimento, afinal, Rosana Bond é praticamente uma lenda viva do jornalismo tendo passado pelo O Estado do Paraná, O Estado de S. Paulo, Folha de Londrina, Jornal da Bahia, Folha de S. Paulo, Jornal de Brasília, RBS-TV, TV-Catarinense, Correio do Povo, O Estado, Tribuna da Bahia.
Também colaborou em O Globo, revistas Planeta, Sala de Aula, Veja e IstoÉ, e foi correspondente internacional da agência noticiosa Apia Cencos, do México. Foi a primeira repórter da América a entrevistar os temidos guerrilheiros do Sendero Luminoso (Partido Comunista do Peru), e cobriu as guerras da Nicarágua, nos anos 80. A partir de 1992 passou a se dedicar à pesquisa em História e Geografia. Já publicou 18 livros.
Em Barra velha, nos anos 2000, Rosana palestrou sobre as ligações da região do litoral como um dos ramais do caminho do Peabiru. Ela também manteve diálogo importante com o historiador José Carlos Fagundes, o Cacá, principal historiador local. Confira a reportagem no link abaixo.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: ELAINE TAVARES / REPRODUÇÃO / MARAZUL.