Jhon Harley Moreira Marques falará sobre a vida e a obra do “brasileiro mais importante de todos os tempos”; escritor escreveu a principal biografia a retratar a vida de Chico em sua terra natal, Pedro Leopoldo, MG
O professor, psicólogo, escritor e palestrante Jhon Harley Moreira Marques, da cidade mineira de Pedro Leopoldo, cumpre de 12 a 14 de agosto um ciclo de conferências sobre a vida e a obra de Francisco Cândido Xavier, ou Chico Xavier, no norte do Estado de Santa Catarina. Jhon vai abordar aspectos da obra social e religiosa do ” maior brasileiro de todos os tempos”, segundo eleição popular do SBT, promovida em 2017, e falar sobre como Chico Xavier, líder espírita de multidões, mudou sua vida.
Jhon, 57 anos de idade, espírita desde 1980, conheceu Chico na sua terra natal no ano seguinte, conviveu 20 anos diretamente com o médium mineiro, e atesta que essa experiência mudou sua vida. O roteiro do autor de “Voo da Garça”, considerada a principal biografia do médium mineiro em sua terra natal, inicia em São Bento do Sul, no planalto norte, dia 12 de agosto (Centro Espírita Bezerra de Menezes), seguido por Barra Velha, dia 13 (Centro Espírita Jesus de Nazaré), e concluindo em Jaraguá do Sul, dia 14 (Centro Espírita Maria, José e Amor), de onde o escritor parte para a Grande Florianópolis. O horário será às 20h em todas as instituições.
O escritor aproveitará para divulgar a nova edição de “O Voo da Garça”, da Editora InterVidas, retratando Chico em sua terra natal desde seu nascimento, em 1910, até o momento em que se transfere de Pedro Leopoldo, em 1959, para Uberaba, em Minas Gerais. Ele é também autor de “Nas Trilhas da Garça”, continuação da obra biográfica.
Na palestra, Jhon trará imagens tocantes da infância de Chico Xavier; relatos pessoais, fenômenos vividos pelo médium na infância, fotos familiares, o primeiro emprego, a atuação na Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, onde psicografou livros clássicos e que compõem “O Voo da Garça”; as perseguições e dificuldades. Na palestra, Jhon vai explicar também o motivo do título da obra.
“Em tempos de tanta intransigência e intolerância e dentro de um contexto social individualista espero, sem nenhuma intenção de divinizar o médium, ter conseguido, no livro, dizer que a humanidade em Chico Xavier ultrapassou os limites dos movimentos religiosos por mim conhecidos, se materializando, no transcorrer dos seus 92 anos de idade, em forma de generosidade, compaixão e amor”, destaca Jhon.
“Chico Xavier exerceu papel de anjo”
A obra começou a ser pensada em 1985, e impressiona pelos documentos trazidos, referências e detalhes históricos. O psicólogo ainda frisa, parafraseando o biógrafo uberabense Carlos Baccelli, diria que Chico Xavier não foi um “anjo” exercendo o papel de um homem, mas um homem, do mundo e no mundo, exercendo o papel de um “anjo”.
Jhon Harley, psicólogo de formação, é ainda dedicado servidor do movimento espírita em sua cidade, e preside a Fundação Cultural Chico Xavier de Pedro Leopoldo. As palestras terão entrada franca, e mais informações fone/whatsapp ou 9921-4527. O roteiro doutrinário tem apoio da Rede Espaço Espírita, órgão vinculado à Comunhão Espírita Elo de Amor (CEELO?), também de Barra Velha, SC.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: DIVULGAÇÃO / ORGANIZAÇÃO.

