Por seis votos contra três, o plenário do legislativo de Penha aprovou a moção de repúdio para a Prefeitura local em razão de vídeo produzido e veiculado pelo Executivo que faz parte da campanha de vacinação contra a Covid-19. A peça de propaganda institucional mostra uma personagem que representa uma senhora idosa sendo levada à força, mediante violência física e verbal, para vacinar-se – conforme já divulgado aqui no Jornalismo Marazul.
Segundo a moção, apresentada pelo procurador especial da mulher na Câmara de Penha, vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão, “a vacinação é um ato de cidadania, que deveria ser incentivado de maneira a conscientizar a população da sua importância, porém a administração pública municipal lançou uma campanha infeliz e com conteúdo que incita a agressão à pessoa idosa”.
O vídeo divulgado na semana passada foi retirado do ar devido às inúmeras críticas e repercussão negativa. A Prefeitura lançou nota oficial, pedindo desculpas pelo tom do vídeo, mas afirmando que não havia intenção de incitação nem contra idosos, nem contra as mulheres, e que seria uma esquete de humor como as duas anteriores, protagonizada pelo ator Martinho Benny, o comandante Durão, da Praça é Nossa, do SBT, sem custos para o Município.
Apenas os vereadores Antônio Cordeiro Filho (MDB), o Toninho, Everaldo Dal Pozzo (PL), o Italiano, e Maurício da Costa (MDB), o Lito, foram contrários à moção de repúdio.