Mais um flagrante envolvendo pesca irregular – mas desta vez, com captura de camarão de águas de fora: policiais militares ambientais, com reforço da guarnição do 1° Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, flagraram caminhão transportando seis toneladas de camarão argentino.
O produto circulava em Penha sem nota fiscal ou documento que comprovasse a origem, e seria repassado à venda em peixarias da cidade e região. A carga foi apreendida e entregue aà Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) para destinação correta.
A guarnição da Polícia Ambiental estava em Penha, para uma vistoria em empresa de pescado, quando encontrou o lote de camarão irregular. Os produtos não tinham documento de origem, e a suspeita é que tenham sido capturados no período de defeso. O material foi apreendido e a Vigilância Sanitária de Penha ficou encarregada de dar a destinação.
A Polícia Militar Ambiental salienta que transportar e/ou comercializar pescados ou produtos originados da pesca, sem comprovante de origem ou autorização do órgão competente, é infração ambiental. O indicativo de valor das multas nos dois casos chega à R$ 235 mil reais.
Na semana passada, outro flagrante, desta vez local, na Praia Alegre, onde três embarcações foram flagradas por um drone pescando camarão também durante o defeso. O pescado também foi capturado e destinado à escola especial da Apae de Penha, além da apreensão dos barcos e prisão dos pescadores.