Vândalos atacaram a obra da reforma da ciclovia de Navegantes na madrugada de ontem, dia 5 de maio, causando prejuízos ao patrimônio público. O fato foi confirmado pela secretaria de Obras do Município, que constatou os danos à estrutura do trajeto, no bairro Gravatá.
Perto das 7h, funcionários da Prefeitura passaram pelo local, na Avenida Cirino Adolfo Cabral (a Beira-Mar), e observaram a depredação de materiais de sinalização de trânsito e da reforma da ciclovia.
A Prefeitura de Navegantes pede à comunidade que tenha zelo pelo patrimônio público. Praticar atos de vandalismo é crime, previsto pelo Código Penal, no artigo 163. A pena em caso de condenação por dano simples é detenção de um a seis meses ou multa de um a seis salários mínimos.
Caso haja dano qualificado, a pena é detenção de seis meses a três anos, além de multa de um a seis salários mínimos. Para denunciar atos de vandalismo em flagrante, entre em contato com a Polícia Militar pelo fone 190.
Segundo o setor de manutenção, vários cavaletes foram quebrados e todos foram atirados pela avenida. A cerca que sinaliza a obra também foi depredada. Além disso, parte dos novos meios fios e bocas de lobo já instalados foram danificados.
Este não é o primeiro episódio de vandalismo recente na orla de Navegantes. Dois meses atrás, um rapaz foi filmado quebrando a cerca de madeira no acesso à restinga e à orla.
Nas redes sociais da Prefeitura, a comunidade cobrou o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil, além de pedir ao prefeito Liba Fronza (DEM) que instale câmeras na orla. Outros internautas lembraram que há câmeras particulares na região, que poderiam ser consultadas com o objetivo de identificar os vândalos.
