Novos registros de casos de escorpião amarelo em Navegantes fizeram a Secretaria de Saúde da Prefeitura intensificar o combate no município e alertar sobre os cuidados para evitar a proliferação deste aracnídeo. Na cidade, o animal tem sido encontrado principalmente nos bairros de Machados e São Pedro.
Os escorpiões proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos e forros e gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos (principalmente de baratas), durante o dia o aracnídeo desaparece em esconderijos escuros e úmidos.
A coordenadora de combate à dengue, Amanda Rodrigues das Chagas, explica que o perigoso escorpião amarelo procura alimento à noite e utiliza-se do ferrão venenoso para defesa, e é preciso ficar atento ao seu veneno.
O incidente pode ser leve, moderado ou grave e a análise dos sintomas deverá ser feita no Hospital de Navegantes, o único lugar que possui soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião.
Em caso de picada do animal, lavar com água e sabão e buscar atendimento médico. A população pode ligar para o SAMU (192) para conduzir ao atendimento de emergência. O cidadão, ao encontrar um escorpião no quintal de casa, pode procurar a Vigilância Ambiental e Epidemiológica no telefone 3349.0580 ou no prédio anexo ao Posto de Saúde Central.