A Caixa Econômica Federal anunciou na terça-feira (18) que pretende renegociar dívidas oferecendo descontos exclusivos à categoria dos caminhoneiros.
O abatimento poderá chegar a até 90%. O banco público promoveu parceria, ainda, com empresas VR e Sem Parar para oferecer outros meios de pagamentos aos caminhoneiros.
Poucos meses atrás a categoria dos caminhoneiros se indispôs com o governo do presidente Jair Bolsonaro por conta das altas seguidas em diesel e gasolina.
O conflito fez o presidente anunciar um novo CEO para a Petrobras, à época e, atualmente, o general Joaquim Silva e Luna desempenha a função.
O anúncio de terça, por sua vez, faz parte do pacote de medidas para caminhoneiros lançado no Palácio do Planalto.
Caminhoneiros
No pacote consta uma linha de crédito GiroCAIXA Fácil Caminhoneiro, modalidade de antecipação de recebíveis de frete que será lançada no fim do mês de junho. A adesão ao limite de crédito pelo transportador/embarcador será simplificada e o pagamento antecipado será feito diretamente e sem custos ao caminhoneiro.
Nas estimativas da Caixa, aproximadamente 700 mil caminhoneiros serão beneficiados diretamente.
A instituição financeira acrescentou, ainda, que o cliente caminhoneiro terá isenção da primeira anuidade do cartão de crédito e descontos na cesta de serviços e na taxa de administração de previdência privada.
Também ampliou a campanha de renegociação de dívidas, com condições facilitadas de parcelamento e quitação de dívidas dos caminhoneiros, disponíveis até 30 de junho. O pagamento poderá ser feito em até 96 meses, com taxas de juros a partir de 1,14% a.m. e desconto de até 90% para liquidação à vista de dívidas comerciais.
A Caixa pretende apoiar projetos de ponto de parada e descanso (PPD) em postos de combustíveis ou restaurantes nas estradas. A medida tem o objetivo de disseminar áreas de descanso multiuso nas estradas por todo o país, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e segurança dos caminhoneiros.
Os projetos devem prever estacionamento exclusivo, dormitórios, vestiários e internet gratuita. A linha de crédito exclusiva para PPD será ofertada em operações customizadas conforme cada projeto, com taxas reduzidas a partir de 0,99% a.m. e prazo de até 120 meses para pagamento.