A Fundação Municipal Cultural Picucho Santos, de Penha, vai promover uma oficina de consertada gratuita no próximo sábado, 12 de julho, às 15h, na Escola de Arte Culinária Laci Santos Leite. A aula, que vai abordar o preparo da bebida típica, será ministrada pela artista gastronômica Dona Ester, representante da família Souza e Neves, que é culturalmente conhecida por preparar a receita centenária há cinco gerações.
A oficina tem como objetivo preservar e incentivar a prática dessa tradição cultural, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município pela Lei nº 2.969, de 2018. “A ação é uma oportunidade para que moradores e visitantes conheçam mais sobre essa expressão cultural única, contribuindo para sua valorização e continuidade nas futuras gerações”, destaca a superintendente da Fundação Cultural, Aline Cavaco. A Escola de Arte Culinária está localizada na Rua Nilo Anastácio Vieira, nº 200.
A oficina será uma amostra gratuita do curso que será oferecido futuramente pelo município, como uma prévia da formação completa. Por esse motivo, as vagas são limitadas a 15 participantes e as inscrições devem ser feitas com antecedência por meio do link: https://penha.atende.net/cidadao/pagina/fundacao-picucho-santos.
Tradição foi eternizada em curta-documentário
As memórias afetivas e tradições culturais em torno da bebida típica que aqueceu a alma de muitas gerações em Penha foi eternizada no curta-documentário “A Consertada, Aquecendo Gerações”, produzido em 2025 com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Penha e da Fundação Cultural Picucho Santos.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: ARQUIVO / MARAZUL.