Em julho, Bombinhas será palco da maior festa de encerramento da temporada da pesca artesanal da tainha: o Saragaço 2025. O evento, que mobiliza pescadores artesanais, moradores e visitantes em uma grande gincana cultural entre ranchos de pesca, acontece de 18 a 20 de julho, com programação gratuita no canto direito da Praia de Bombinhas.
Com um formato único em Santa Catarina, o Saragaço une competição entre ranchos, cultura tradicional e os saberes da pesca artesanal em uma programação que valoriza a identidade local e fortalece os laços comunitários. Nesta edição, nove ranchos de pesca de Bombinhas participam da gincana.
A programação deste ano envolve shows e apresentações musicais, gastronomia típica e cerca de 40 provas, que vão desde atividades como fazer rede, estivar canoa e fisgar peixe, até tarefas lúdicas e criativas, como “Qual é a música” e a prova gastronômica “Mestre Chef” — em que duplas de cada rancho têm uma hora para preparar um prato principal com ingredientes regionais. As primeiras provas começaram em maio, e ao longo da disputa devem somar mais de 30 horas de competição entre os ranchos.
Um dos momentos mais simbólicos desta edição é a junção de duas tradições populares em uma única prova: o Terno de Reis e o Pão por Deus. Em datas definidas, os ranchos se visitam e presenteiam uns aos outros com as cantorias do Terno de Reis, além de oferecerem o Pão por Deus — um bolo artesanal em forma de coração. A atividade envolve moradores de todas as idades, promovendo o resgate de memórias afetivas e o fortalecimento do senso de pertencimento.
Outro destaque é a quarta edição da prova “Mar à Tona”, considerada a maior corrida de canoas de um pau só da região. A disputa exige força e trabalho em equipe para percorrer 10 quilômetros entre as praias de Bombinhas e Bombas.
Para Adauto Saturnino, que integra a diretoria do Saragaço, a nona edição promete momentos marcantes
“Vai ter muita cultura, muita prova raiz e muita emoção. Cada ano o evento cresce, mas sem perder a essência do que somos. O Saragaço é sobre pertencimento, sobre manter vivas as nossas tradições. É a prova de que a pesca artesanal é identidade, é memória, é comunidade.”
O Saragaço 2025 contará ainda com tradução em Libras, vídeos com legenda e rampa de acesso no local, garantindo que o evento seja inclusivo e acessível para todos os públicos.
Programação resumida:
18/07 (sexta) – a partir das 18h
18h – Abertura oficial do evento com show de Haisla e Raissa
18h30 – Prova ‘Show de Talentos’
12h – DJ Norton
19/07 (sábado) – a partir das 09h
09h – Início das provas
12h – Almoço com show de Samba Beach
14h – Retomada das provas
20h30 – Baile com Lucas Walker
20/07 (domingo) – a partir das 09h
09h – Prova ‘Mar à torna’
12h – Almoço com a banda Baile da Capivara
14h – Retomada das provas
20h – Premiação e encerramento com encerramento com Wagner Santos e banda
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portalMarazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.