Entre os meses de janeiro e junho de 2025, Itajaí registrou 3.341 casos de dengue. O número representa uma redução de 90,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando houveram 36.280 casos confirmados. O cenário é resultado direto das ações de prevenção e controle ao mosquito Aedes Aegypti.
Em relação ao número de óbitos, houve uma redução de 87,2% no mesmo período. “Queremos alertar a população que continue a realizar as medidas preventivas de eliminação de locais com água parada, mesmo na estação do inverno. Cada vez mais, o mosquito Aedes aegypti está se adaptando ao ambiente em que vive. A Secretaria de Saúde, através do programa da dengue, continua a realizar as ações, mas o apoio da comunidade é fundamental”, enfatiza o Coordenador do Programa de Combate à Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira.
Combate a dengue segue em Itajaí
Neste ano, apesar da redução de casos, a equipe do programa da dengue está implementando a aplicação peridomiciliar de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), o fumacê. Esta ação ocorre quando é confirmado um caso de dengue no local. A aplicação é feita em ambientes externos na residência do caso confirmado de dengue e nos imóveis vizinhos.
Outra ação que foi intensificada é a técnica de borrifação residual, que reduz o contato do vetor com humanos. A primeira etapa foi a aplicação nas unidades de saúde. Até o momento, foram realizadas 90 aplicações em imóveis considerados com fluxo de pessoas, como escolas e outros órgãos públicos. O produto utilizado dura cerca de quatro meses.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.