A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) confirmou oficialmente que pretende quitar uma das maiores dívidas da estatal para com a população de Barra Velha: a empresa abre nesta quarta-feira, dia 9, os envelopes de propostas para a execução da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município barra-velhense, com foco no bairro Itajuba. Essa etapa do processo licitatório acontecerá às 10h, no auditório da Matriz da Companhia, em Florianópolis.
O projeto contempla a implantação de 52 quilômetros de rede coletora de esgoto, cinco estações elevatórias e uma Estação de Tratamento com capacidade de 50 litros por segundo. Na primeira fase de funcionamento, o SES vai beneficiar uma população de 5,9 mil moradores, podendo chegar a 10,7 mil.
O edital prevê a execução de obras civis com fornecimento de materiais e equipamentos para execução da obra. A seleção ocorre no formato de licitação internacional. O financiamento da obra faz parte de um conjunto de investimentos viabilizados por meio de financiamento junto ao Banco Europeu de Investimentos (BEI).
“A obra representa um avanço fundamental para o saneamento básico na região. Esse é um investimento estratégico, que trará ganhos diretos à saúde pública e ao meio ambiente, além de apoiar o crescimento urbano ordenado de Barra Velha. A previsão é de que no segundo semestre de 2027 parte do sistema já esteja operando com a conclusão total do SES até 2028”, explica o gerente de projetos da Casan, Felipe Leite. Toda a população espera que a estatal, com essa licitação supere a promessa de décadas e avence no sentido de dotar Barra Velha do seu merecido e urgente esgotamento sanitário.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: DIVULGAÇÃO / CASAN.