A reportagem do Radar Marazul no quadro Alô Alô Comunidade esteve acompanhando as reclamações da dona Maria, moradora da Rua das Acácias, no bairro Itacolomi, em Balneário Piçarras que relatou dificuldades em conseguir estender o auxílio doença pela demora em conseguir agendar perícia médica que pudesse ampliar a cobertura do seguro social. Esse momento agravado ainda mais pelo impacto da pandemia na economia e na renda do cidadão, afeta ainda mais a população vulnerável, como é o caso da a dona Maria, mulher, idosa e semi alfabetizada.
Ela foi encaminhada para cirurgia da coluna, mas não consegue agendamento pois depende de uma perícia do INSS que não tem retornado às tentativas. Há quatro meses sem receber, ela está sem a renda do seguro social e sem solucionar o problema de saúde crônica. Os exames realizados em clínicas particulares para poder ser apresentado à perícia tem chegado próximo ao prazo de validade. Ela quer apenas que o auxílio continue até que ela consiga realizar a cirurgia para poder voltar a atuar como emprega doméstica.
A Rede Marazul consultou o advogado especialista em causas previdenciárias, Luiz Eduardo Vidal, que atua em Balneário Piçarras e região para explicar a situação de processos envolvendo o INSS e agendamento de perícias. Ele destacou que o segurado tem que ficar atento para renovação de agendamento pericial para continuar recebendo o auxílio no caso de afastamento por doença sem interrupção.
Acompanhe a reportagem completa do ALÔ ALÔ COMUNIDADE: