Um flagrante de pesca ilegal de camarão em período de defeso foi registrado na manhã desta quarta-feira, 7 de março, em Penha, pela Polícia Federal. Uma baleeira fazia o arrasto e seu pescador e condutor acabou detido, autuado e multado administrativamente pelo IBAMA. Um total de 355 quilos de camarão e várias redes e outros apetrechos de pesca também foram apreendidos.
Segundo a PF, foi possível flagrar a situação através do uso de um drone na costa de Penha. O crime foi registrado a distância e então a embarcação acabou abordada, quando houve a prisão em flagrante. Um menor de idade, de 16 anos, acompanhava a pesca.
A PF reforçou que que o período do defeso do camarão na costa catarinense, iniciado em 1º de março, vai até 31 de maio. Não é permitida a pesca para assegurar a reprodução do camarão. o pescador preso poderá pegar até três anos de detenção.
IBAMA e PF não descartam outras operações do gênero não apenas na costa de Penha, mas em toda a região. A embarcação, que foi autuada pela Marinha do Brasil, também tinha irregularidades.