A quarta morte por dengue em 2025 foi registrada em Itajaí. A vítima era uma mulher de 60 anos, residente do bairro São Vicente. Ela apresentava comorbidades como hipertensão e diabetes. O óbito ocorreu no dia 29 de maio e foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN).
Também no mês de maio, uma outra vítima foi registrada. Uma mulher de 82 anos , residente do bairro São Judas. Ao todo foram 991 casos da doença em maio. Desde então, houve uma queda acentuada no número de ocorrências. Já em junho, foram registrados, até o dia 20, 233 casos.
Atualmente, os bairros mais afetados são: São Vicente (661 casos), Cordeiros/Murta (506), Dom Bosco (454) e Cidade Nova (382). No ano passado, 39 pessoas morreram em decorrência da dengue.
Medidas e prevenção contra dengue
A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde acompanhou o processo do LACEN e realizou medidas de controle e prevenção necessárias na região em que a vítima morava. Além disso, o órgão reforça que, apesar da redução, a disseminação da doença continuará.
Portanto, é necessário que os moradores se atentem aos sintomas: febre, dor de cabeça, náuseas, vômito, dor no corpo, dor atrás dos olhos, diarréia e manchas vermelhas pelo corpo. Os moradores podem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h dos bairros São Vicente e Cordeiros.
O Município de Itajaí também orienta para evitar a proliferação do mosquito: utilize repelentes; deixe lixeiras bem tampadas; recolha e descarte corretamente o lixo do quintal; cubra piscinas e recipientes que podem acumular água; tape os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários; limpe a bandeja externa da geladeira; e evite o acúmulo de entulho no terreno de casa.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.