A realidade virtual chegou à estruturação do trabalho dos bombeiros voluntários de Barra Velha. Isso porque o comandante Vânio Mattei, da corporação local, e outros dois bombeiros voluntários do Município participaram de um treinamento exclusivo em realidade virtual, promovido em 17 de junho na sede dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim, no Vale do Itapocu.
A capacitação foi promovida com o uso dos simuladores FLAIM Systems – tecnologia de ponta que não utiliza água, reduz as emissões de CO₂ e proporciona uma experiência imersiva, segura e altamente técnica para treinamentos de combate a incêndios. A iniciativa, fruto da parceria entre a empresa Mandala Inovações e os Bombeiros Voluntários, reuniu diversas corporações de voluntários do Estado.
O sistema FLAIM Extinguisher simula, por meio da realidade virtual, diferentes cenários de incêndio, permitindo o treinamento eficiente dos bombeiros. Desenvolvido ao longo de 10 anos por pesquisas do Instituto de Pesquisa e Inovação em Sistemas Inteligentes da Universidade Deakin, na Austrália, o simulador imita com precisão o comportamento do fogo, incluindo movimento, fumaça e e explosões.
Reconhecido pela National Fire Protection Association (NFPA), dos Estados Unidos, o FLAIM é a primeira solução de treinamento para bombeiros com tecnologia imersiva do mundo. No Brasil, segundo Vânio Mattei, esse mecanismo já foi adotado pelos Bombeiros Militares do Paraná, e outras corporações estão gradualmente implementando o sistema. O FLAIM Trainer permite que o instrutor leve o campo de treinamento para a sala de aula, com configuração rápida e foco em táticas de supressão, percepção de riscos e antecipação de perigos.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: DIVULGAÇÃO / CBV-BV.




