Mais um resgate de ave marinha debilitada no litoral norte. Os bombeiros militares de Navegantes resgataram essa ave ontem pela manhã (dia 23), na orla do bairro Meia-Praia. Ao ser entregue na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, no campus de Penha, em Armação do Itapocoróy, constatou-se tratar-se de uma “Calonectris SP”, espécie também conhecida popularmente como “Bobo-Grande”. O animal agora será estabilizado pelas equipes da Univali e posteriormente devolvido à natureza.
A Unidade de Estabilização de Penha, inaugurada em 2017, é um espaço equipado para atendimento veterinário inicial de aves, tartarugas e mamíferos marinhos resgatados no monitoramento das praias.
Após este primeiro atendimento, caso necessário, a unidade encaminha o animal ao Centro de Reabilitação e Despetrolização mais próximo, onde os animais terão um atendimento completo, podendo ficar reabilitação por períodos mais longos. Já em casos de morte, a unidade é capacitada para realizar necropsia dos animais ou das carcaças.
A sede de Penha é a primeira obra finalizada do gênero no Estado. A Univali é a responsável pela coordenação e execução destas atividades junto a uma rede de instituições que atua ao longo do litoral, integrante do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, coordenado pela mesma universidade.