Um relato profundo que mostra o drama das pessoas que esperam uma vaga em unidades de terapia intensa aqui no litoral norte: o Jornalismo Marazul teve acesso ao áudio de uma senhora, moradora de Penha e que teve de encaminhar seu cunhado para internação no Pronto Atendimento de Barra Velha.
O seu cunhado, Sérgio Lorencetti, 66 anos, completa hoje, 8 de março, uma semana de internação. Ontem, ele teve seu quadro de saúde agravado em função da Covid-19, e a família se desdobrou para conseguir a vaga em hospitais do Estado, em virtude do colapso regional e praticamente estadual que vive Santa Catarina.
Ontem, os familiares de Sérgio pediram orações em grupos de whatsapp, e sobretudo, socorro a hospitais regionais que pudessem acolher Sérgio, que precisava ser entubado. Uma primeira vaga, em Jaraguá do Sul, chegou a ser anunciada e acabou descartada. Somente por volta das 20h, o paciente conseguiu vaga – dessa vez, em Joinville.
A família conseguiu o contato do secretário de Saúde barra-velhense, Maurício Coimbra, e ele se desdobrou desde o início da tarde, praticamente sem parar, mesmo sendo domingo, tentando a hospitalização do paciente. Acompanhem a seguir o áudio da família, autorizado para veiculação – uma forma de alertar as pessoas à necessidade das medidas preventivas, como isolamento social, uso de máscaras e higienização com álcool gel – necessárias a se proteger do novo coronavírus.