No segundo fim de semana com medidas restritivas em Santa Catarina, a Polícia Militar informou que realizou 3.517 fiscalizações entre sexta-feira e domingo. Neste período, 192 proprietários de estabelecimentos foram notificados por irregularidades, 17 foram interditados e 15 pessoas foram presas.
As ações ocorrem para fiscalizar o cumprimento do Decreto 1.172, publicado em 26 de fevereiro e que suspendia o funcionamento de serviços não essenciais das 23h de sexta-feira até as 6 horas de segunda-feira nos dois fins de semana seguintes à publicação. O objetivo é desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado.
Em Santa Catarina houve reforço de 500 policiais militares, que atuam exclusivamente nesta função. De acordo com o comando-geral da PM, a tropa está sendo empregada nos municípios que, juntos, concentram a maioria do número total de casos da doença no estado. O efetivo atua conforme as necessidades apontadas pela área da Saúde.
Balneário Piçarras
Em Balneário Piçarras, comércios foram notificados e pessoas que estavam nas praias foram orientadas a irem para suas casas como relata o Sargento Jorge Germano da Cunha. A equipe da Força Tarefa de Balneário Piçarras – Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar – fez duas notificações verbais durante a operação para assegurar o cumprimento das regras dos decretos 1172 e 1168.
“Foram duas notificações verbais a bares e pubs, uma delas no Bairro Itacolomi e outra no Centro da cidade. Felizmente, não precisamos multar ou autuar ninguém por desobedecer às normas sanitárias”, destacou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Eunice Bernardina Rosa de Souza.
Barra do Sul e Penha
Em Balneário Barra do Sul, houve flagrante de banhistas desrespeitando as medidas restritivas, e em Penha, Edevilson Nascimento, da Vigilância Sanitária, destaca que foram registradas irregularidades de grau leve, com advertências ao responsável em relação às determinações do decreto.

Barra Velha
Em Barra Velha, o secretário de Saúde Maurício coimbra confirmou cerca de 60 orientações a pessoas que estavam nas praias, na faixa de areia (entre a Praia do Grant, posto 7, até ao Cerro, posto 10). As praias seguiram interditadas da central (posto 1) até a praia do Cerro, na divisa com Balneário Piçarras. “Não houve interdição de estabelecimentos, e agradeço ao apoio dos Policiais Militares, aos Bombeiros Comunitários e aos Guarda-vidas”, observou Maurício.
A vigência do decreto terminou às 6h desta segunda-feira (dia 8), mas o comitê de emergência para enfrentamento à pandemia segue em alerta para futuras ações contra o coronavírus. O comitê é composto por representantes da Prefeitura, CDL, OAB, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Câmara de Vereadores, Conseg e Comtur.