Campanha levou centenas de pessoas para as ruas de Navegantes contra o abuso e exploração sexual infantojuvenil.
O alaranjado coloriu o Centro de Navegantes na manhã desta sexta-feira (16) com a Caminhada do Maio Laranja. Com o intuito de conscientizar e alertar a população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o evento reuniu centenas de pessoas entre jovens e adultos obstinados em transformar a sociedade.
O percurso iniciou na Praça Nossa Senhora dos Navegantes, passando por toda a Avenida João Sacavém, até finalizar na Praça Central da Praia. Durante a ação, a multidão carregou balões, cartazes com frases de ordem e ecoou diversas vezes a frase “diga não ao abuso infantil”. Após a caminhada, houve distribuição de materiais informativos sobre o tema e a apresentação do espetáculo “Aurora e um Sentimento Secreto”, da Cia de Teatro Flores.
A estudante Eliada Procópio Formankiewicz, de 15 anos, reconheceu a importância de abordar sobre o tema. “Eu acho fundamental para a sociedade conscientizar a mente das pessoas, tanto para uma denúncia, quanto para as pessoas não cometerem certos erros”.
A aluna Yasmin Souza, 16, também ficou satisfeita em ver o Maio Laranja em voga em um evento público. “Para mim, esse tema é essencial porque muitas crianças sofrem com isso, na infância e, depois, na vida adulta, porque não conseguem tratar e viver normalmente; o problema afeta muito o psicológico”.
O Conselho Tutelar, órgão que garante os direitos das crianças e adolescentes, participou da ação. Uma das conselheiras, Rosana Gonçalves, exaltou a realização do evento por colocar o combate ao abuso e exploração infantojuvenil sob o holofote. “É preciso que a população fique ciente da gravidade dessa violência, que causa muitas sequelas, às vezes irreversíveis na vida de uma criança ou adolescente”. Ela destacou que, para fazer denúncias sobre suspeita de violência, basta telefonar para o Disque 100.
A secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt, agradeceu a participação de todos que prestigiaram a ação. “Para nós, é motivo de grande satisfação realizar um evento como esse, pois falar contra o abuso, é falar sobre a proteção das nossas crianças e nossos adolescentes”, declarou.
O que é o Maio Laranja?
É uma campanha nacional de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, realizada ao longo de todo o mês de maio no Brasil. A cor laranja foi escolhida como símbolo da campanha por representar energia, alerta e proteção, destacando a urgência de um olhar atento e responsável da sociedade para com a infância.
O 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído oficialmente pela Lei Federal nº 9.970/2000. A data foi escolhida em memória de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, foi sequestrada, drogada, estuprada e assassinada no Espírito Santo. O crime, brutal e impune, chocou o país e se tornou um símbolo da luta pela proteção de crianças e adolescentes contra esse tipo de violência.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: DIVULGAÇÃO / MARCOS PORTO / PMN.


