Um cardume de raias foi registrado na tarde deste domingo (7) na região Barra Sul, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense.
A cena incomum foi registrada pela jornalista Sabine Weiler, que avistou do seu apartamento o movimento das dezenas de raias no mar.
Confira:
Em entrevista ao Portal NSC, o professor e curador do Museu Oceanográfico da UNIVALI, Jules Solto, comemorou: “Ficou cada vez mais raro se ver, pois a costa gaúcha e catarinense eram áreas mais usadas pelos animais para se reproduzirem. A presença delas é um ótimo sinal na enseada de Balneário Camboriú, que a gente considera tão alterado no ambiente”.
Apesar de algumas famílias de Raias possuir esporões, popularmente chamados de “ferrão”, esses animais não representam risco aos banhistas, já que a raia só ataca se for encurralada e agarrada. Apesar do ataque ser raro, esses animais não devem ser manuseados, pois o ferrão é extremamente doloroso e perigoso.
O professor também explicou que os animais são da família Rhinoptera, mas não foi possível identificar a espécie por meio dos vídeos. Segundo ele, é possível que sejam raias-beiço-de-boi ou raias-águia, que são animais de “meia-água”, ou seja, não ficam no fundo do mar.
Fonte: https://www.nsctotal.com.br