Quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, com eles também desembarcou a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes.
Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira dos navegantes e dos viajantes e durante a idade média, quando os portugueses e espanhóis cruzavam o mar Mediterrâneo Nossa Senhora protegia os familiares dos aventureiros. Maria é chamada também de Estrela do Mar, aquela que protege os navegantes mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a chegada. Antes das travessias os navegantes participavam da Santa Missa pedindo proteção a Nossa Senhora dos Navegantes, para poderem ter mais coragem de enfrentar o mar e suas tempestades com aqueles pequenos barcos.
Quando os Portugueses e Espanhóis deram início às grandes navegações, aos descobrimentos de novas rotas e novas terras pelo mundo, a devoção a Senhora dos Navegantes, Estrela do Mar, começou a ser difundida e nunca mais parou.
As invocações a Nossa Senhora eram gravadas no próprio casco dos barcos. Quase todos os barcos traziam uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes entalhada na proa, com uma lâmpada de fogo, que os marujos nunca deixavam se apagar.
Quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, com eles também desembarcou a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes. Pescadores simples e valentes, sempre faziam as orações a Nossa Senhora dos Navegantes antes de irem para o mar buscar o sustento para a família.
Prova disso é que a maioria das Igrejas e Capelas dedicadas à Nossa Senhora dos Navegantes estão situadas no litoral do Brasil. Em Fortaleza, Ceará, Penedo em Alagoas, Porto Alegre no Rio Grande do Sul, em Santos e Cananéia no litoral de São Paulo. Em Santa Catarina são várias cidades que mantém com Igrejas ou capelas dedicadas a Senhora dos Navegantes.
Nas cidades de balneário Arroio do Silva, balneário Barra do Sul, Laguna, Mondai, Bombinhas e a principal, a cidade de Navegantes, mantém a presença viva da Santa. A devoção à Senhora dos Navegantes é tão expressiva nestas cidades que, por decreto, foi instituído feriado. Em Navegantes a capela dedicada à Santa foi construída em 1896.
A festa de Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada no começo de fevereiro, com missas e grandes procissões de barcos, no mar ou nos rios. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é representada por Maria em pé dentro de um barco segurando o Menino Jesus no colo.
Por James Klaus.