O Alô Alô Comunidade foi até o bairro São Cristóvão, em Barra Velha, para conhecer o descaso com a saúde que a família de Bruna Marcos da Silva está enfrentando. Ela aguarda há dois anos um procedimento cirúrgico no pé, devido a uma torção. Enquanto isso, seu filho, de 14 anos, espera há três anos por uma plástica ocular.
Conforme o documento de 2021, referente ao filho de Bruna, que na ocasião, quando o caso foi registrado, ocupava a posição 1.426. O documento informava que a previsão de atendimento seria em 327 dias. No entanto, já se passaram quatro anos e o procedimento cirúrgico nos olhos do filho ainda não aconteceu. A Marazul foi até a casa de Bruna, em Barra Velha, para conversar com ela e entender mais sobre esse descaso na saúde e as razões da demora no atendimento.
“Estou com o tendão rompido há mais de cinco anos e até agora não fui chamada para a cirurgia. É uma operação complicada, e além da longa espera, estou com muita dor no pé, é uma urgência. Fui duas vezes ao hospital, meu esposo também foi, e a única resposta que recebemos foi ‘é só esperar’. Não tivemos outra explicação, apenas essa. Além disso, meu filho também está com um problema urgente no olho, perdeu a visão de um dos olhos em 2021, e até agora não foi chamado para tratamento. Ele pode perder a visão a qualquer momento. Eu trabalhava como babá, mas fui obrigada a sair porque era muito longe e a dor no pé estava insuportável. Sem a bota ortopédica, não consigo andar, preciso usá-la 24 horas. Procuramos a Secretaria Municipal de Saúde, mas ainda não tivemos resposta”, destacou Bruna.
Procuramos a Secretaria Municipal de Saúde para esclarecer a situação. Em nota, o município informou que não possui hospitais credenciados para realizar esse tipo de procedimento cirúrgico, mas que já está providenciando o credenciamento. Em relação ao filho de Bruna, que precisa de uma cirurgia ocular, a Secretaria informou que a última consulta ocorreu em agosto de 2024. Portanto, de acordo com a pasta. Desde então, não houve atualização do prontuário junto ao médico credenciado que fez a consulta. O município se comprometeu a buscar mais informações e entender o motivo da falta de atualização no sistema.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.