Iniciativa pretende arrecadar garrafas e tampas plásticas, levando conscientização ambiental aos alunos da rede municipal
A partir de segunda-feira (28), o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) dará início a uma série de palestras nas escolas municipais, em uma iniciativa do projeto global Oceano sem Plástico. O objetivo é estimular ações locais que favoreçam a transformação do ambiente escolar em prol da sustentabilidade oceânica.
As palestras pretendem apresentar uma campanha de arrecadação de tampas e garrafas plásticas, pelos alunos, entre os dias 5/05 e 30/05, para levar conscientização acerca da preservação ambiental. Finalizado o recolhimento do material, será promovida uma premiação, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06), para as cinco primeiras turmas que tenham arrecadado mais itens.
Com a ação, pretende-se reduzir o descarte inadequado de objetos compostos polietileno tereftalato (PET), material derivado do petróleo, evitando que resíduos recicláveis poluentes atinjam as praias e o mar.
O Oceano sem Plástico é uma estratégia de âmbito internacional e, no Brasil, conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, universidades e instituições voltadas à preservação de ecossistemas.
O Brasil é um dos países que mais gera lixo plástico no mundo, segundo dados do WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Ao aderir à campanha Oceano sem Plástico, Navegantes pode contribuir para transformar esse índice, reduzindo a ação poluente dos plásticos no litoral brasileiro.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto: ARQUIVO / ECO LOCAL BRASIL.
