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Projeto aguarda decisão da ANTT sobre quem construirá os túneis no Morro dos Cavalos

Publicado em 14/04/2025 10h00 | Atualizado há 118 dias

O projeto dos túneis do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, aguarda decisão da ANTT sobre quem construirá, se a Arteris ou a CCR, respectivamente concessionárias dos trechos Norte e Sul da BR-101. A informação foi divulgada na Assembleia Legislativa.

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“O processo está sobrestado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até definição de qual concessionária será responsável pela incorporação do túnel”, informou Mário Motta (PSD), aludindo à pesquisa feita pela equipe do gabinete dando conta da última movimentação do projeto dos referidos túneis.

O deputado fez um histórico do projeto, destacando que a obra chegou a ser licitada em 2016, com custo estimado de R$ 306.256.483,00 e prazo de entrega de 36 meses.

“Infelizmente o processo foi suspenso logo depois e cancelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2017”, revelou Motta, acrescentando que o TCU alegou que sequer havia recursos para as obras da BR-470 e da BR-280.

Em 2025, segundo Motta, a ANTT levantou a hipótese de conceder a construção à Arteris, concessionária do trecho Norte, no qual está incluso o Morro dos Cavalos. Entretanto, como o valor do pedágio do trecho Norte é mais alto que o do trecho Sul, a Federação das Indústrias (Fiesc) sugeriu à ANTT incluir os túneis no contrato da CCR.

“Os túneis custariam R$ 1,1 bi e a CCR teria até 2050 para recuperar o dinheiro”, explicou Motta.

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Foto: VICENTE SCHMITT / AGÊNCIA AL.

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Publicado em 14/04/2025 10h00 | Atualizado há 118 dias

O projeto dos túneis do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, aguarda decisão da ANTT sobre quem construirá, se a Arteris ou a CCR, respectivamente concessionárias dos trechos Norte e Sul da BR-101. A informação foi divulgada na Assembleia Legislativa.

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O deputado fez um histórico do projeto, destacando que a obra chegou a ser licitada em 2016, com custo estimado de R$ 306.256.483,00 e prazo de entrega de 36 meses.

“Infelizmente o processo foi suspenso logo depois e cancelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2017”, revelou Motta, acrescentando que o TCU alegou que sequer havia recursos para as obras da BR-470 e da BR-280.

Em 2025, segundo Motta, a ANTT levantou a hipótese de conceder a construção à Arteris, concessionária do trecho Norte, no qual está incluso o Morro dos Cavalos. Entretanto, como o valor do pedágio do trecho Norte é mais alto que o do trecho Sul, a Federação das Indústrias (Fiesc) sugeriu à ANTT incluir os túneis no contrato da CCR.

“Os túneis custariam R$ 1,1 bi e a CCR teria até 2050 para recuperar o dinheiro”, explicou Motta.

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