Penha é uma das sete cidades catarinenses a aderir à da Governança Estadual da Economia Azul, nesta terça-feira, 25. A iniciativa vai promover políticas para impulsionar a economia sustentável e estimular redes estratégicas de colaboração e inovação. Nesse sentido, a ação ocorre junto aos municípios de Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas e Porto Belo.
O evento de assinatura da versão final do Manifesto da Governança Estadual aconteceu na Sede Administrativa do Sebrae, em Florianópolis, e é um passo relevante para fortalecer a posição do Estado como referência nacional e internacional em Economia Azul.
“A Governança da Economia Azul reconhece a relação histórica do Estado com os ecossistemas marinhos, como ocorre fortemente no nosso município de Penha, e possibilita o desenvolvimento estratégico para valorizar e fortalecer essa história, que é tanto econômica quanto cultural”, destaca a secretária de Turismo, Susan Corrêa.
O Comitê Estratégico é composto por ACATMAR, FIESC, Governo do Estado, Sebrae e Somar. Portanto, a parceria tem o objetivo de contribuir para a discussão do futuro de atividades como a aquicultura e pesca, o turismo náutico, a indústria náutica, o transporte marítimo e as energias renováveis oceânicas.
A aliança visa unir crescimento econômico, conservação ambiental e inovação por meio de compromissos assumidos no ato de assinatura. Entre os compromissos estão:
- A promoção de políticas que garantam a sustentabilidade dos recursos marinhos e aquícolas;
- Atração de investimentos e oportunidades para o Estado e o impulsionamento de negócios sustentáveis e a economia circular.
Além disso, por meio da parceria, também haverá ampliação do acesso ao conhecimento e fortalecer a cultura oceânica.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.