O renomado escritório de arquitetura e urbanismo, Jaime Lerner Arquitetos Associados, será o responsável por produzir o Masterplan do município de Penha. Nesta quinta-feira, 20, a equipe técnica esteve na Prefeitura para apresentação da proposta técnica-financeira do projeto que irá definir as diretrizes para o crescimento e desenvolvimento urbano local. O projeto será custeado pela Associação Empresarial de Penha (ACIPEN), que fará a doação do documento ao Município.
“Esse contrato vem para facilitar a vida do poder público, para organizar a cidade que está com um Plano Diretor muito defasado. A contratação desse Masterplan tem o intuito de organizar o futuro, sendo validado pelas associações de moradores, entidades de classe e com as entidades da sociedade civil organizada. A ACIPEN levantou essa bandeira e vai angariar o valor necessário para custear o projeto junto a seus associados, promovendo a doação do Masterplan ao município”, detalhou o presidente da entidade empresarial, Márcio Piccoli.
O contrato entre Jaime Lerner Arquitetos Associados e a ACIPEN será assinado nas próximas semanas. Conforme o cronograma, serão 30 dias para a idealização do Plano de Trabalho e mais oito meses para execução dos serviços. A reunião de apresentação contou com a participação de diversos empresários da cidade, entre eles Alex Murad, proprietário do parque Beto Carrero World.
A sócia do escritório e arquiteta-urbanista, Ariadne Daher, fez a apresentação da proposta, ressaltando que o Masterplan de uma cidade é um plano estratégico de longo prazo que define diretrizes para o crescimento e desenvolvimento urbano. Ele abrange diversos aspectos, como infraestrutura, mobilidade, uso do solo, meio ambiente, habitação, economia, turismo e qualidade de vida, garantindo que o crescimento da cidade seja sustentável e organizado.
“É uma oportunidade privilegiada de construir conjuntamente essa visão de futuro, de como o município gostaria de crescer e se desenvolver nos temas do meio ambiente, nos temas do uso do solo, nos temas da mobilidade, preparando a transformação disso nos instrumentos legais que constituem o plano diretor. Então é um ponto de inflexão na conjuntura do município, é uma oportunidade de olhar a Penha nas suas potencialidades, também nos seus desafios, na construção da sua identidade, é um privilégio poder traduzir isso no território”, opinou a profissional.
O prefeito de Penha, Luizinho Américo (PL), destacou que o Masterplan é o primeiro passo para a atualização do Plano Diretor, que está desatualizado desde 2017. “Penha precisa de um norte para seu real desenvolvimento. Precisamos pensar na cidade que queremos e isso será discutido pela sociedade organizada, através de muitas oficinas e discussões, com total transparência e seriedade. A Penha do futuro começa a ser planejada a partir de hoje”, categorizou.
Márcio Piccoli reforçou que a contratação de um escritório para desenvolvimento do Masterplan estava prevista no cronograma de trabalho da entidade e foi detalhado durante as entrevistas com os candidatos a prefeito de Penha no “Voz Única”.
“Esse compromisso foi assumido antes dos candidatos serem eleitos, no Voz Única. Houve esse compromisso com todos os candidatos, independentemente de quem ganhasse. A Associação Comercial fará esse patrocínio para que o poder público possa dar agilidade ao novo Masterplan e dar esse respaldo de organização e de segurança jurídica para quem investe, para quem mora, para quem vem veranear aqui no município”, finaliza.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: PMP / Divulgação.