A colheita do maracujá segue a todo vapor em Araquari. O bom regime de chuvas contribuiu para a produção, e a safra não enfrentou grandes problemas com pragas e doenças, o que rendeu boa produtividade. Juntos, os 25 produtores devem colher, até o fim de junho, 550 toneladas da fruta.
O desafio deste ano está no preço. O quilo do maracujá está sendo comercializado entre R$ 4 e R$ 5 reais, bem abaixo do esperado. Esse valor se dá, pela oferta e procura. O aumento na produção da fruta no Sul do Estado baixou o valor pago no mercado.
Embora o maracujá ainda esteja no pé, os produtores já planejam o próximo plantio. Uma reunião realizada entre a Prefeitura e os empreendedores rurais definiu a quantidade de mudas que devem ser plantadas, cerca de 43 mil pés, número semelhante ao plantado na safra 2024/2025.
O Município subsidia 100% da compra das mudas e presta assessoria técnica, e cabe ao produtor arcar com as demais despesas do manejo, como aplicação de insumos e adubo.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Foto Divulgação / PMA.
