Golpistas têm usado a imagem da Havan e do empresário Luciano Hang e de outras personalidades para enganar as pessoas. Nas postagens, utilizam vídeos antigos e incluem áudios com a voz de Hang recriada com inteligência artificial em que ele, supostamente, diz que o Procon obrigou a Havan a vender o celular Samsung S22 por R$ 179 e o iPhone 14 por R$ 149.
Isso é golpe. A Havan não recebeu qualquer intimação sobre esse assunto do Procon, e não está vendendo celulares nesses preços. “Nossa equipe de segurança digital tem atuado diariamente pra derrubar os diversos perfis que são criados nas redes sociais pra divulgarem o material. Além disso, nosso setor jurídico trabalha pra responsabilizar os criminosos”, informou a rede de lojas, em nota.
O Procon de São Paulo já se manifestou sobre o caso e confirmou que a informação sobre a venda dos celulares é um golpe. O órgão, inclusive, pede aos consumidores que denunciem a situação à ouvidoria. Outra questão importante que eu quero esclarecer é: a Havan só vende seus produtos por meio do site da loja, que é o havan.com.br.

Como identificar um golpe
Golpes de internet, à primeira vista, parecem muito bem feitos, mas quando se olha bem, dá pra perceber que tudo não passa de uma fraude. Você deve ficar atento aos seguintes pontos:
– Endereço do site: algumas vezes, os criminosos usam um endereço parecido com o original para enganar as pessoas. Por exemplo, no lugar de havan.com.br, eles poderiam escrever havam.com.br, com M. Em outras situações, são usados sites completamente aleatórios mesmo, então preste muita atenção.
– Aparência do site: tanto a aparência do suposto site da loja quanto de portais de notícias que noticiam a venda barata são muito semelhantes às originais, mas escondem algumas diferenças. Por exemplo: anúncios que não são clicáveis; fontes das letras; erros de português; qualidade das imagens; etc.
– Preços anunciados: sabe aquele ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia?”, então… Quando os produtos são ofertados por um preço extremamente abaixo do mercado, desconfie.
– Senso de urgência: os golpistas usam estratégias pra fazer com que a vítima não pense muito e tenha pressa em comprar o produto. Por isso, trazem a quantidade restante de produtos ou que vai somente até tal hora daquele mesmo dia.
– Links diferentes para comprar e pagar: se você precisar sair do site da loja para pagar a compra, desconfie, pois geralmente todo o processo é feito dentro de um mesmo domínio de site, que pertence à empresa.

Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.
Fotos: Divulgação / PMI