O padre Joelcio Saibot, muito popular em Balneário Piçarras, apareceu em um vídeo em que está com as mãos amarradas na igreja. Sim, o vídeo é real e outros religiosos aparecem na filmagem, mas não se trata de nada grave: é apenas um simbolismo ritual da Igreja Católica, referente à missa de ordenação do sacerdote, ocorrida em janeiro de 2012. Confira o vídeo.
O vídeo foi postado nesta quarta, pela Paróquia Santo Antônio, visando comemorar a data. A mãe do sacerdote é quem aparece desatando os nós das mãos dele. Acesse a homenagem aqui.
Quem é o padre com as mãos amarradas?
Joelcio, de 39 anos, é natural de Mafra, no planalto norte catarinense, e celebrou nesta quarta-feira (22) seus 13 anos de ordenação sacerdotal. Conforme o vídeo, é possível ver o momento emocionante da ordenação, com direito aos parabéns da comunidade católica de Piçarras e região nas redes sociais da internet.
Em geral, esse é o rito durante as celebrações de ordenamento de padres. O pano, chamado manutérgio (ou manustérgio), é entregue pelo sacerdote recém-ordenado à sua mãe. Quando as genitoras dos sacerdotes falecem, o manutérgio é colocado à volta das suas mãos, como sinal que é mãe de um sacerdote.
Além disso, nessa ordenação, o rito tradicional faz com que o bispo faça a unção com óleo das mãos do novo sacerdote, e depois coloca-lhe à volta dos dedos um pano. Quando Nosso Senhor lhe perguntar: “Dei-te a vida. O que deste em troca?”. A mãe do sacerdote entregar-lhe-á o manutérgio e dirá: “Senhor, dei-Te o meu filho como sacerdote.”
Padre Joelcio possui graduação em Teologia, Filosofia e Psicologia, além de pós-graduação em Gestão Escolar e mestrado em Educação pela PUC do Paraná. Ele também foi coordenador do curso de pós-graduação Lato Sensu de Instituições Sociais e Obras Religiosas. Eventualmente, o sacerdote passou como pároco pelas Paróquias São João Batista (Prudentópolis/PR), Nossa Senhora da Anunciação (Campo Largo/PR), assumindo a Paróquia Santo Antônio de Pádua em Balneário Piçarras em 2022.
Sintonize as rádios da Rede Marazul diretamente pelo site oficial. Para mais conteúdo exclusivo, siga nossos perfis no Instagram (@marazul97fm e @marazul94fm) e acompanhe o portal Marazul News para as principais notícias de Piçarras e região. Faça parte também da nossa comunidade do WhatsApp.