O decreto de situação de calamidade pública financeira anunciado pelo governo municipal de Penha, traz uma série de desafios para diversas áreas da administração pública. Esses problemas também impactam, especialmente, na Secretaria de Educação, que lida com uma série de responsabilidades que afetam diretamente a população. Um desses desafios é a situação das escolas e creches.
A situação da Escola Municipal Rubens João de Souza é extremamente preocupante e reflete uma grave falta de manutenção e cuidados estruturais. A infraestrutura de uma escola é essencial para garantir um ambiente seguro e saudável para alunos e profissionais da educação. Paredes em risco de cair, tomadas sem proteção, piso colocado sobre um antigo, rachaduras nas paredes e muros, quadra de esportes em condições precárias (telhas quebradas, pombos e falta de manutenção), área externa cheia de matos, entulhos e sujeira.
Além disso, a Creche João Batista da Cruz, também está em condições alarmantes, com problemas estruturais graves que colocam em risco a segurança dos alunos e funcionários. Muro torto e segurado por bananeiras do terreno vizinho, parede com rachaduras e desprendendo do muro, e alagamento em dias de chuva. Conforme a secretária de Educação, Cida Emmerich, a atual gestão não esperava por problemas tão preocupantes na rede municipal de ensino.
“Para nós, que iniciamos agora, foi uma surpresa. Não esperávamos problemas tão emergenciais. A gente contava com tempo para nos organizarmos o processo letivo, e que não tivéssemos problemas estruturais que impedissem o andamento do ano letivo. Após recebermos as reclamações sobre a situação das escolas, nós decidimos procurar caminhos para a segurança de todos no ambiente escolar. Entre as ações, iniciamos a busca de possíveis licitações em aberto para dar, pelo menos, um movimento inicial na segurança”, destacou Cida.
Gestão anterior ainda não se manifestou sobre situação das escolas
Os professores retornam dia 06 de fevereiro, enquanto os alunos retornam no dia 10 do mesmo mês. Além disso, as aulas não serão afetadas devido essa situação. Atualmente, a prioridade é resolver de forma emergencial esses problemas para que todos voltem com segurança.
Entramos em contato com o ex-prefeito de Penha, Aquiles da Costa, e a secretária de educação que estava no cargo em 2024, para obter respostas e informações sobre esse caso. Até o fechamento da reportagem não tivemos retorno.
Ouça as rádios da Rede Marazul clicando aqui. Acompanhe outros conteúdos no Instagram marazul97fm e marazul94fm, e também o nosso portal MZL10 para mais notícias de Piçarras e região.