Selecione uma das opções:

CLAMED responde 7 dúvidas sobre vacinação no período gestacional


14 de agosto de 2024 por
Compartilhe:

Em alusão ao Dia da Gestante, 15 de agosto, a CLAMED Farmácias – responsável pelas marcas Drogaria Catarinense, Drogaria Catarinense Manipulação, Farmácia Preço Popular, Farmagora e Proformula  – orienta sobre a importância da vacinação no período da gestação.

Renata Lia Frantz, coordenadora de Qualidade e Regulatório da CLAMED esclarece algumas das principais dúvidas acerca da imunização neste período, tão importante para a proteção das mães e dos bebês contra doenças preveníveis pelas vacinas.

Ela elucida que a maioria das vacinas recomendadas para as gestantes estão disponíveis tanto na rede pública, quanto privada, lembrando que de acordo com a Comissão de Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), um dos problemas que leva à baixa cobertura vacinal é a limitação de horários nos postos de saúde, e que as farmácias oferecem o diferencial do horário estendido.

📰 LEIA TAMBÉM:

Confira algumas perguntas e respostas sobre vacinação no período gestacional e tire suas dúvidas:

1. Quais são as vacinas recomendadas durante a gestação? Elas estão disponíveis na rede pública e privada? 

    A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda, como rotina para gestantes, as vacinas Tríplice bacteriana (dTpa), que protege contra difteria, tétano e coqueluche, influenza, que protege contra gripe, vacina contra a COVID-19 e a vacina contra Hepatite B, para gestantes não anteriormente vacinadas. Todas essas vacinas estão disponíveis tanto na rede pública quanto privada.

    2. As vacinas precisam ser aplicadas durante algum período específico da gestação?

      A vacina dTpa é recomendada a partir da 20ª semana de gestação e deve ser aplicada em todas as gestações. As demais vacinas não há uma recomendação oficial de período e deve ser orientadapelo obstetra.

      3. As vacinas podem prejudicar o bebê?

        Não. Todas essas vacinas recomendadas para gestantes não apresentam riscos para o bebê.

        4. Posso receber a vacina contra a COVID-19 durante a gestação?

          Sim, A vacinação contra covid-19 durante a gravidez e puerpério tem sido recomendada amplamente para prevenir doença grave e mortes. Adicionalmente, os bebês têm risco de complicações associadas à doença, incluindo insuficiência respiratória e outras complicações graves, logo a transferência de anticorpos (IgG) maternos para o feto é um benefício adicional da vacinação de gestantes. As gestantes inclusive fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra COVID-19.

          5. A imunização da gestante leva quanto tempo até começarem a fazer efeito no organismo dela e do bebê?

            Para a gestante, quando a vacina for dose única, pode levar de 10 a 20 dias para o organismo produzir anticorpos e estar protegida. No caso de vacinas que tenham um esquema multidoses, a proteção ocorre entre 10 e 20 dias após a aplicação da última dose. Para o bebê, a imunização é imediata após a mãe começar a produzir anticorpos, pois a transferência ocorre através da placenta.

            6. O bebê nascerá imunizado se a mãe for vacinada durante a gestação?

              Sim, quando a mãe é vacinada, ocorre uma transferência de anticorpos para o feto através da placenta, é a chamada imunização passiva natural. Essa proteção para o bebê é temporária, pois não ativa células de memória, mas é suficiente para proteger o recém-nascido nos primeiros dias ou semanas de vida, até que inicie seu esquema vacinal.

              7. Existem vacinas proibidas para a gestante?

                Algumas vacinas são contraindicadas para gestantes, como a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, a vacina contra HPV, a vacina contra varicela e a da Dengue. A vacina contra Febre amarela normalmente é contraindicada para gestantes, mas em situações em que o risco de infecção supera os riscos da vacina, o obstetra pode recomendar que seja realizada durante a gravidez.

                Sobre a CLAMED

                A CLAMED Farmácias é o maior varejo farmacêutico com sede em Santa Catarina e o sétimo maior do País, conforme a edição 2023 do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro. Possui as marcas Drogaria Catarinense, Drogaria Catarinense Manipulação, Farmagora, Preço Popular e Proformula.

                A primeira unidade foi fundada em 1919 e, atualmente, o grupo conta com mais de 640 farmácias, localizadas em mais de 163 cidades nos três estados do Sul, em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A empresa centenária tem mais de 7,2 mil colaboradores, sendo que, destes, mais de 1,8 mil são farmacêuticos.

                Em 2024, a CLAMED foi eleita novamente como uma das Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil no segmento do varejo. A primeira certificação foi conquistada em 2013.

                Subscribe
                Notify of
                guest
                0 Comentários
                Oldest
                Newest Most Voted
                Inline Feedbacks
                View all comments
                0
                Clique aqui e comente.x
                × Participar ao vivo