Duas advogadas foram presas por envolvimento com facções criminosas em Joinville. Além das prisões, 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (dia 25) durante a operação “Encomenda 4”, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que teve como alvo 17 investigados.
Conforme o Gaeco, além de Joinville e Barra Velha, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Blumenau, Imbituba, Criciúma e na cidade paulista de Praia Grande. A ação do Gaeco vem vem apoio à 13ª Promotoria de Justiça de Joinville.
Nos bastidores, divulgou-se que um dos advogados presos (ou advogada) seria de Barra Velha – ou pelo menos atuante na cidade, mas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em sua subseção, informou à Rede Marazul que ainda não recebeu informação oficial sobre essa prisão.
A operação investiga crimes relacionados a organizações criminosas, supostamente praticados por advogados e detentos em Santa Catarina e outros estados. Um ex-agente prisional também está entre os investigados e também foi preso.
A ação contou com a atuação conjunta do GAECO, do GEFAC, das Polícias Militar, Civil, Penal, Rodoviária Federal e Bombeiro Militar de Santa Catarina, bem como com o apoio, no estado de São Paulo, do GAECO MPSP, da Polícia Civil e da Polícia Militar Paulistas, para o cumprimento das ordens judiciais na cidade de Praia Grande – SP.