A Secretaria de Saúde de Itajaí disponibilizou, a partir desta segunda-feira (24), mil novas vagas de consultas mensais com clínico geral mediante aplicativo. Disponíveis no app “Conecta.í”, as primeiras consultas são para acompanhamento presencial nesta quarta-feira (26). O intuito é diminuir filas e melhorar o acesso dos cidadãos aos atendimentos no SUS. O novo recurso é uma parceria com a Secretaria de Tecnologia de Itajaí e está disponível para a população itajaiense em dez unidades de saúde
“Nós temos munícipes que têm dificuldade em marcar consultas, porque a sua rotina e compromissos dificulta que estejam nos horários de agendamentos nas unidades. Essa nova possibilidade por meio da tecnologia vem atender esse perfil e outros cidadãos que encontram dificuldade no atendimento de clínica geral”, explica o secretário municipal de Saúde, Emerson Roberto Duarte.
Como agendar minha consulta?
Para conseguir agendar sua consulta, é necessário baixar o Conecta.í em seu celular e possuir cadastro na plataforma Gov.br do Governo Federal. Após acessar o app, clique no ícone “Saúde” e depois “Minha Saúde” e faça o login na plataforma para identificação.
Posteriormente, o menu listará as dez unidades disponíveis para atendimento. É possível escolher o local, horário e data para os sete dias seguintes. No entanto, não será permitida a marcação para o mesmo dia. Os casos de urgência e emergência não se aplicam ao app, e o paciente deve se dirigir às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Caso o cidadão não tenha seu cadastro atualizado na base da Saúde do Município, o mesmo terá de procurar uma UBS a fim de regularizar a situação e ter acesso à ferramenta.
Nesta primeira etapa, 12 profissionais estarão disponíveis para atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Santa Regina, Rio Bonito, Centro-Vila, Votorantim, São Pedro, Praia Brava, São Vicente, Jardim Esperança e Promorar II, além da Unidade de Assistência Médica Especializada (UAME), junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS).
“Entregamos mais uma solução tecnológica no Conecta.í que se consolida como uma versão digital do Município de Itajaí, disponível na palma da mão dos cidadãos. A possibilidade de marcar a própria consulta pode revolucionar nossa relação com os serviços públicos de saúde e melhorar nosso atendimento à população”, avalia o secretário municipal de Tecnologia, Murilo Allan Sodré de Souza.
Além disso, a plataforma permitirá o cancelamento da consulta em até 24 horas. No caso de falta ao atendimento agendado pelo aplicativo, a pessoa ficará impedida de realizar novos agendamentos até comparecer na UBS para regularizar o cadastro.
Se a função ainda não estiver disponível no Conectaí, atualize-o na Play Store ou APP Store de seu smartphone.