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Alunos da ‘Francisca Borba’, de Balneário Piçarras, ficam encantados com Espaço de Vivências da ‘Judite Aguiar’, em Barra Velha

Publicado em 21/06/2024 15h40

A Escola Municipal Judith Bernardina Aguiar, de Medeiros, em Barra Velha, recebeu nesta sexta-feira (dia 21) a visita de estudantes e professores da Escola Básica Municipal Professora Francisca Borba, do bairro Itacolomi, de Balneário Piçarras. Os projetos da unidade do interior barra-velhense reforçam a oferta de educação em tempo integral.

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Em momento de aprendizado e integração, as crianças piçarrenses ficaram encantadas com o chamado “Espaço de Vivências” da unidade de ensino, marcado pela ação pedagógica de levar aos alunos o aprendizado no trato com animais, plantas e a terra.

Eles puderam conhecer o “Meliponário das Mandaçaias” – área onde são espécies de abelhas nativas ou indígenas, sem ferrão, e ainda a área de criação de coelhos, peixes e a horta da unidade de ensino, além de brincar os mascotes da “Judite”.

A escola de Medeiros possui estrutura de hidroponia, ou seja, cultivo de verduras na água, horta e plantio de espécies como a pitaya, por exemplo.

Segundo a professora Vanderleia Cunha, Educação Ambiental na “Judite” proporciona aos alunos conhecimentos sobre um tipo de agricultura mais natural, sem agrotóxicos, e possibilita aos estudantes descobrir a importância dos legumes, verduras, chás e frutas para a saúde.

No espaço de vivência há ainda possibilidade de se conhecer e associar os ciclos alimentares de semeadura, plantio, cultivo, ter cuidado com as plantas e colhê-las – tudo torna-se ao mesmo tempo aprendizado e diversão.

A criação de peixes é associada ao cultivo de hortaliças, chamada de aquaponia (peixes e hortaliças em cultivo conjunto), e pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar a liberação de efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado, diferentemente das criações convencionais.

Riqueza em plantas

Além da pitaya, no local, há espécies como amora, maracujá, araçá, laranja, morango, acerola, pitanga, limão, ameixa amarela, pêssego, cidró, erva-doce, hortelã, erva-cidreira, lavanda, babosa, manjericão, ora-pro-nóbis e ainda picão preto, orégano, tomilho, salsinha, cebolinha, beterraba, vagem, alface crespa, alface roxa, brócolis, repolho, almeirão, rúcula, agrião, louro, girassol do campo. Toda essa estrutura faz da “Judite” uma escola diferenciada na região, chamando atenção de outras unidades escolares.

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A Escola Municipal Judith Bernardina Aguiar, de Medeiros, em Barra Velha, recebeu nesta sexta-feira (dia 21) a visita de estudantes e professores da Escola Básica Municipal Professora Francisca Borba, do bairro Itacolomi, de Balneário Piçarras.

Por Juvan Neto

Publicado em 21/06/2024 15h40

A Escola Municipal Judith Bernardina Aguiar, de Medeiros, em Barra Velha, recebeu nesta sexta-feira (dia 21) a visita de estudantes e professores da Escola Básica Municipal Professora Francisca Borba, do bairro Itacolomi, de Balneário Piçarras. Os projetos da unidade do interior barra-velhense reforçam a oferta de educação em tempo integral.

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Em momento de aprendizado e integração, as crianças piçarrenses ficaram encantadas com o chamado “Espaço de Vivências” da unidade de ensino, marcado pela ação pedagógica de levar aos alunos o aprendizado no trato com animais, plantas e a terra.

Eles puderam conhecer o “Meliponário das Mandaçaias” – área onde são espécies de abelhas nativas ou indígenas, sem ferrão, e ainda a área de criação de coelhos, peixes e a horta da unidade de ensino, além de brincar os mascotes da “Judite”.

A escola de Medeiros possui estrutura de hidroponia, ou seja, cultivo de verduras na água, horta e plantio de espécies como a pitaya, por exemplo.

Segundo a professora Vanderleia Cunha, Educação Ambiental na “Judite” proporciona aos alunos conhecimentos sobre um tipo de agricultura mais natural, sem agrotóxicos, e possibilita aos estudantes descobrir a importância dos legumes, verduras, chás e frutas para a saúde.

No espaço de vivência há ainda possibilidade de se conhecer e associar os ciclos alimentares de semeadura, plantio, cultivo, ter cuidado com as plantas e colhê-las – tudo torna-se ao mesmo tempo aprendizado e diversão.

A criação de peixes é associada ao cultivo de hortaliças, chamada de aquaponia (peixes e hortaliças em cultivo conjunto), e pode economizar até 90% de água em relação à agricultura convencional e ainda eliminar a liberação de efluentes no meio ambiente, pois trata-se de um sistema fechado, diferentemente das criações convencionais.

Riqueza em plantas

Além da pitaya, no local, há espécies como amora, maracujá, araçá, laranja, morango, acerola, pitanga, limão, ameixa amarela, pêssego, cidró, erva-doce, hortelã, erva-cidreira, lavanda, babosa, manjericão, ora-pro-nóbis e ainda picão preto, orégano, tomilho, salsinha, cebolinha, beterraba, vagem, alface crespa, alface roxa, brócolis, repolho, almeirão, rúcula, agrião, louro, girassol do campo. Toda essa estrutura faz da “Judite” uma escola diferenciada na região, chamando atenção de outras unidades escolares.