A Turma do Bem, organização formada por dentistas voluntários em várias partes do Brasil e do mundo, estará em Barra Velha quinta-feira, dia 6 de junho, com a ação “Chegou a Hora de Sorrir”, visando selecionar jovens de 11 a 17 anos de idade que precisam de tratamento odontológico e não têm condições de custeio do trabalho prestado pelos profissionais da odontologia.
A Turma do Bem, segundo a cirurgiã dentista Rafaela Baldi, que atua na organização em Barra Velha, reforça que os jovens interessados em acesso ao tratamento precisam estar dia 6, acompanhados dos pais e com documentos pessoais e comprovante de residência, para a triagem que será feita no Município. O local será a sede da Secretaria de Assistência Social, na Rua Manoel José Rosa, nº 229, bairro São Cristóvão, das 13h30 às 16h.
A ação em Barra Velha terá apoio da marca de creme dental Colgate, e de acordo com a organização, já há divulgação da triagem local, mas a demanda está pequena, e a intenção é completar todas as vagas liberadas para Barra Velha, a fim de garantir o atendimento odontológico gratuito oferecido. “É um projeto muito legal e precisamos atingir todo o público”, frisou ela. Para informações, há ainda o site megatriagem.tdb.org.br.
Segundo Baldi, em Barra Velha serão 21 vagas – a criança preenche o formulário e o voluntariado avalia as condições socioeconômicas. Rafael frisa que a Turma do Bem gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países.
Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 20 anos, impactou mais de 82 mil jovens e 1100 mulheres.
A organização tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado e caracterizado pela fácil replicabilidade. O fundador e presidente voluntário da TdB, Fábio Bibancos, é reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) e pela Ashoka (www.ashoka.org) por seu trabalho à frente dessa organização.
Além disso, em 2011 a organização foi laureada com o prêmio Saúde Oral, na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho desenvolvido em Portugal, e em 2015 foi selecionada entre 1.400 organizações sociais de todo o mundo para integrar o primeiro portfólio da Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social. Em 2018, ganhou o prêmio pela Fundación Mapfre de melhor ação social na Espanha.