Em sinal de profundo pesar pelo falecimento do senhor José Irineu André, o popular Zé Repolho, aos 92 anos, o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), decretou luto oficial de três dias. As bandeiras em frente ao prédio histórico da Prefeitura permanecerão neste período hasteadas a meio mastro.
José, morador tradicional de Penha, faleceu na noite desta quarta-feira, dia 15 de maio, após ser atropelado na Avenida Antônio Joaquim Tavares, no Centro. Figura muito conhecida e respeitada pela comunidade, trabalhou anos na Prefeitura, foi um líder comunitário e político na cidade, deixando um grande legado de perseverança e amizade.
“Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos neste momento de muita dor e tristeza”, pontuou a Prefeitura, em nota. Ainda não há informações oficiais sobre velório e sepultamento.
Fundador do MDB ainda nos tempos do combate à ditadura militar, Zé Repolhou atravessou quase um século acompanhando a trajetória de lideranças do ‘manda-brasa’, como Pedro Ivo, Luiz Henrique da Silveira, Casildo Maldaner, Paulo Afonso e Renato Vianna, entre outros.
Zé também ficou caracterizado na cidade de Penha pelo uso permanente do chapéu de caubói estilo Beto Carrero – o da cor branca – em geral com um adesivo com o número 15 colado na testa, o qual intercalava com outro chapéu, o marrom.
