Dete Pexêra levará humor e resistência à 3ª Semana de Combate à LGBTFobia

O Município de Itajaí promove a partir deste sábado, dia 11, a terceira edição da

Publicado em 10/05/2024 14h58

O Município de Itajaí promove a partir deste sábado, dia 11, a terceira edição da Semana Municipal de Combate à LGBTfobia, para conscientizar sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+. A programação conta com a 1ª Conferência Municipal sobre o tema, seminário, debate, exibição de curtas-metragens, apresentação musical e outros eventos. As atividades acontecem até o dia 18 de maio e poderão ser acessadas gratuitamente por todo o público interessado.

A abertura do evento ocorre neste sábado, na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico, a partir das 10h. Estão previstas apresentações artísticas, venda de produtos artesanais feitos por pessoas LGBTQIA+, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), doação de mudas de flores e distribuição de materiais informativos. Às 11h, haverá um espetáculo gratuito com a personagem “Déte Pexera”.

Já na segunda-feira, dia 13, ocorre o 2º Encontro de Combate à LGBTfobia: a população LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho, em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil. A atividade acontecerá a partir das 19h, no auditório da OAB de Itajaí.

A assistente social da Promoção da Cidadania e uma das organizadoras desta terceira edição, Danielle Cardoso Maurício Sobreira, afirma que a Semana Municipal de Combate à LGBTfobia é um marco para Itajaí, pois fomenta a discussão acerca do combate à violência cometida contra a comunidade LGBTQIA+.

“Neste ano, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa LGBTQIA+. Atualmente, mesmo com o reconhecimento e garantia de alguns direitos humanos, eles são cotidianamente violados. A conferência tem como horizonte a proposição de políticas públicas que garantam e ampliem os direitos”, completa Danielle.

A Semana de Combate à LGBTfobia é promovida da pela Secretaria de Promoção da Cidadania e Secretaria de Saúde, por meio da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a População LGBTQIA+ da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência (RAIPSV).

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, Secretaria Municipal de Educação, OAB Itajaí, Univali, Ambulatório Trans, CEPICS, DVE, Horto Municipal, Coletiva Epicena, CDHI, Mães pela Diversidade, FEAPI, COMJUV, CONEGI e demais organizações da Sociedade Civil organizada.

Programação completa:

– 11 de maio, sábado
Cerimônia de Abertura da 3ª Semana de Combate à LGBTFobia
Local: Praça Arno Bauer (entre o Museu e Casa da Cultura)
Horário: 10h
Atividades: panfletagem de material educativo; apresentações artísticas; venda de produtos artesanais; testagem de ISTs; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); doação de mudas de flores; e divulgação de serviços do município. Também haverá, às 11h, um espetáculo com “Déte Pexera”.

– 13 de maio, segunda-feira
Seminário realizado em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil – “2º Encontro de combate à LGBTfobia: a população LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho”
Local: Auditório da OAB Itajaí (rua Vereador José Carlos Mendonça, n° 100, Ressacada)
Horário: 19h
Atividades: discussão de temas como a discriminação no ambiente profissional, conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ e os desafios enfrentados dentro do contexto laboral. As palestras buscam a contribuição de profissionais da área jurídica (advogados, professores e magistrados) que atuam ou pesquisam sobre os desafios legais enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho, bem como especialistas em Recursos Humanos para discutir os desafios específicos nessa área. O evento busca ainda trazer palestrantes que representam os diversos recortes raciais dentro da sigla LGBTQIAPN+.
Inscreva-se gratuitamente: clique aqui

Palestrantes: Armando Luiz Zilli, juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Criciúma, aborda o tema “A manifestação do preconceito e os desafios dos trabalhadores LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho”

Giuliano Scussel, facilitador em Aprendizagem e Mudanças Organizacionais, tratará da “Inclusão LGBTQIAPN+, dentro e fora das organizações”
Jaque Topanga Cotinho Caetano, Designer de Moda, fala sobre “Corpos trans: uma jornada fora da cronologia normativa hétero-cis branca”.
Público-alvo: sociedade em geral, advogados e acadêmicos.

– 15 de maio, quarta-feira
Cinepresença: “UÝRA – A Retomada da Floresta”
Local: Centro de Artes e Esporte Unificados – CEU (rua Érico Veríssimo, s/n°, São Vicente)
Horário: 19h
Atividades: será feita a exibição do filme “UÝRA – A Retomada da Floresta” (com janela de Libras e audiodescrição) e, em seguida, haverá uma roda de conversa mediada pela Coletiva Epicena (com intérprete de Libras).

– 16 de maio, quinta-feira
Blitz socioeducativa com apoio da Codetran
Local: Rua Estefano José Vanolli, no São Vicente (próximo à Escola Aníbal César)
Horário: 15h
Atividades: será realizada ação socioeducativa com os motoristas e pedestres sobre a importância do enfrentamento da violência contra pessoas LGBTQIA+.

– 18 de maio, sábado
1ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa LGBTQIA+
Local: sede do COMUSA – Conselho Municipal de Saúde (rua Leodegário Pedro da Silva, 300, Barra do Rio)
Horário: 9 às 17h
Atividades: com o tema geral “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a conferência terá como eixos norteadores o Eixo 1: Enfrentamento à violência LGBTQIA+; Eixo 2: Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+; Eixo 3: Interseccionalidade e internacionalização; e Eixo 4: Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O evento contará com intérprete de Libras.
Inscreva-se gratuitamente: clique aqui

Encerramento da 3ª Semana de Combate à LGBTFobia
Local: Mercado Público
Horário: 20h
Atividades: o fechamento se dará com apresentações artísticas realizadas em parceria com a Fundação Cultural de Itajaí. 

Veja também

Através de uma parceria entre a Secretaria de Proteção e Cuidado Animal e a Secretaria…

Através de uma parceria entre a Secretaria de Proteção e Cuidado Animal e a Secretaria…

Uma mulher de 61 anos foi agredida e estuprada na madrugada desta segunda-feira (28) em…

Uma mulher de 61 anos foi agredida e estuprada na madrugada desta segunda-feira (28) em…

Barra Velha foi um dos alvos da operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas…

Barra Velha foi um dos alvos da operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas…

Um incêndio registrado na tarde desta terça-feira (29) destruiu completamente a residência de Dona Sueli…

Um incêndio registrado na tarde desta terça-feira (29) destruiu completamente a residência de Dona Sueli…

O tema da edição deste ano é Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos…

O tema da edição deste ano é Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos…

0
Clique aqui e comente.x