Policiais militares que pertencem a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) prestaram apoio a duas famílias com crianças engasgadas. Ambos casos aconteceram na última terça-feira, 27, mas só foram divulgados pela Polícia Militar nesta sexta-feira, 1º. O primeiro atendimento aconteceu no início da noite, por volta das 19h30, no 2° Grupo destacado, situado no KM 21,950 da SC-283, em Concórdia. A segunda situação foi por volta das 22h30, no KM 164 da SC-370, em Gravatal.
Sem saber o que fazer, os pais das crianças pararam nos postos rodoviários em busca de ajuda. Uma das crianças, com 20 dias de vida, estava engasgada com leite materno. A outra criança, de sete meses, havia se engasgado com a própria saliva.
Nos postos, os policiais refizeram alguns procedimentos de atendimento pré-hospitalar e, felizmente, conseguiram desobstruir as vias aéreas das crianças, que foram conduzidas aos hospitais posteriormente.
A manobra, conhecida como tapotagem, consiste em colocar a vítima sobre o colo, com a cabeça levemente mais baixa que o tronco, e dar tapas firmes em suas costas.