Em menos de um mês, a NGI Sul, empresa responsável pela travessia pelo rio Itajaí-açu entre Itajaí e Navegantes, teve sua segunda embarcação apreendida por problemas encontrados em vistoria da Marinha do Brasil.
A embarcação Santa Catarina 5, que faz travessia de veículos e passageiros na área central entre as cidades, foi apreendida na segunda-feira após fiscalização da campanha “Travessia segura 2024”. Na primeira quinzena de janeiro, a embarcação Santa Catarina 15 já tinha sofrido apreensão da delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.
Segundo a Marinha, a inspeção naval de segunda-feira encontrou a embarcação operando com uma série de deficiências, como ausência de sistema de fundeio, praça de máquinas precária e itens de segurança e salvatagem em desconformidade com o plano de segurança da embarcação.
“A NGI Sul Ferry Boat foi notificada a prestar esclarecimentos acerca das infrações e tão logo sanados os motivos que ensejaram sua apreensão, a embarcação poderá voltar a trafegar normalmente”, disse a Marinha do Brasil, em nota publicada no DIARINHO.
No último dia 12 de janeiro, a embarcação Santa Catarina 15 estava operando sem um dos motores e foi também apreendida. A situação foi regularizada e essa embarcação já voltou a operar, segundo apurou a jornalista Franciele Marcon.
Sobre a nova apreensão, a NGI alega que a inspeção usou parâmetros de um plano de segurança antigo. A empresa diz que “espera que o equívoco possa ser sanado” com os esclarecimentos já entregues e protocolados” e que “a empresa espera a resposta das autoridades para que a embarcação possa voltar a operar”, diz a nota.
📸 Arquivo / Ilustrativa