📸 Agência Brasil / Arquivo
Entidades do Litoral Norte de Santa Catarina se reuniram de forma virtual para avaliar o teste da chamada “terceira faixa”, pelo acostamento em trechos da BR-101 entre as cidades de Itapema e Navegantes, praticado durante o final de semana.
O encontro foi nesta terça-feira (19), mas com resultados considerados “inconclusivos” pelas autoridades, que afirmaram que serão necessários novos testes, abrangendo um período mais longo de dias e alternando os trajetos entre o sentido sul/norte e norte/sul.
A liberação do acostamento como uma 3ª faixa para veículos leves era uma possibilidade de solução paliativa para o trânsito caótico na região, em especial na temporada de verão, onde são esperados mais de dois milhões de turistas.
Os testes foram feitos entre os dias 16 e 18 de dezembro, no sentido sul/norte, no trajeto entre Itapema e Navegantes, entre às 14h até às 22h, quando o acostamento ficou liberado para veículos leves transitarem.
Detalhes como o local onde as placas foram colocadas, tempo de divulgação para que a população tomasse conhecimento, colaboração dos órgãos envolvidos foram levados em consideração. Por hora, segundo apontou a jornalista Grazielle Guimarães, do ND Mais, eventual solução para o trânsito caótico na BR-101 em cidades do Litoral Norte está difícil de ser encontrada.
A reunião teve a participação do presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), do prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller (UB), o prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza (PSD), a deputada estadual Ana Paula da Silva (Podemos), diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), diretores e técnicos da Arteris Litoral Sul, Polícia Rodoviária Federal, entre outros técnicos.
Uma nova reunião está agendada para 8 de janeiro de 2024, e então acontecerá a marcação de mais 15 dias de testes.