As cidades de Corupá, Guaramirim e Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu, registraram um acumulado de 135 milímetros de água nesta quarta-feira (4), segundo apontou a Defesa Civil. Nesta manhã de quinta-feira (5), não havia mais pontos de alagamentos nessas cidades, mas o Rio Itapocu, que passa pelos três municípios, ainda está alto. A chamada Vida Verde, em Jaraguá do Sul, foi tomada pela água às margens do mesmo rio. O radialista Emerson Gonçalves, de Jaraguá, registrou um boi ainda vivo sendo levado pelas águas.
A preocupação principal agora, de acordo com o órgão de monitoramento, é com possíveis deslizamentos por causa do solo encharcado, já que a previsão é de mais chuva para o fim de semana. Dessas cidades, apenas Corupá decretou situação de emergência.
Pelo menos seis colégios na região ficaram inundados e, portanto, as aulas devem permanecer suspensas nesta quinta-feira. A BR-280, na Serra de Corupá, segue interditada. Dependendo do avanço das obras, o trecho pode ser aberto por volta das 17h.
No planalto norte, São Bento do Sul e Rio Negrinho estão em estado mais crítico e, inclusive, decretaram estado de emergência. Conforme a última atualização da Defesa Civil, São Bento do Sul está com mais de 250 pessoas desalojadas e, de acordo com dados do governo municipal, a cidade acumulou 74.4 milímetros de chuva em 12 horas.
Já em Rio Negrinho passa de 160 o número de desabrigados. Essas famílias têm se direcionado para casa de parentes ou para abrigos montados pelas prefeituras. Nesta manhã quinta-feira (5), a região central, que é mais próxima do rio, é a mais afetada e continua embaixo d’água, segundo informou Sabrina Quariniri, da NSC.

