Com objetivo de trazer informações atualizadas sobre a temática do suicídio e de conscientizar a sociedade a colaborar para a prevenção do ato, a Secretaria de Saúde de Barra Velha e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) apresentaram nesta quinta-feira (31), as ações programadas para a campanha “Setembro Amarelo”.
Atualmente, segundo o médico do centro de atenção, Rafael do Amaral Moreira, 40% dos atendimentos feitos pelo Caps são diagnósticos de transtorno depressivo grave, com possível ideação suicida – número que evidentemente, preocupa as autoridades de saúde locais e motiva essa programação preventiva durante todo o mês.
Já de acordo com a coordenadora do Caps, Viviane Montanari, o setor trará durante todo o mês de setembro atividades extra-ambulatoriais, enfatizando que a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
No próximo dia 12 de setembro, está confirmada na programação a ‘Caminhada Todos pela Vida’. No evento, a equipe de trabalho, os pacientes e membros da comunidade que desejarem participar se reunirá em frente ao centro de atenção, localizado na Rua Edmundo Lombardi, nº 98, no bairro Tabuleiro, a partir das 14h. Os participantes caminharão a pé, com adereços na cor amarela, até a praia do Costão dos Náufragos, orla do Tabuleiro.
“Os participantes farão atividades coletivas como a prática de alongamento, respiração e meditação, com auxílio da educadora física e professora de pilates Angélica Prado”, detalha Viviane. De volta ao Caps, após os exercícios, será feita uma confraternização com lanche café da tarde.
Nas redes sociais do Caps e da secretaria de saúde, serão publicados vídeos informativos sobre o tema da campanha. Os vídeos trarão duas conversas entre o médico Rafael do Amaral Moreira e as psicólogas da instituição, Carla Valentino e Danubia Junckes.