Mais de cinco mil profissionais da Educação participaram, na tarde desta segunda-feira (31), da palestra com a filósofa, psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, no Centreventos de Itajaí. Com o tema “A Escola e os Desafios Contemporâneos – Por uma Cultura de Paz”, durante pouco mais de uma hora, a palestrante afirmou sobre a necessidade de um ser humano mais amplo e a urgência em considerar o princípio da colaboração como fundamento desta nova sociedade.
“Se a gente quer uma cultura de paz, não só na escola, a gente precisa entender que o amor é a saída. Ser amado, ter a capacidade de amar… Ou admitimos isso ou teremos uma escola abstrata. O que eu diria para todos vocês é que sintam alegria, chorem, apreciem os sons da natureza e tenham relações respeitosas, apesar das diferenças. Cada um de vocês é responsável pelo bem-estar da escola. Se queremos uma cultura de paz não existe só uma verdade e nós não somos donos da verdade”, disse a doutora em filosofia, Viviane Mosé.
A palestra foi uma formação, prevista no calendário escolar, para todos os profissionais da Educação do Município de Itajaí, mas também foi aberta ao público geral. “Achei muito interessante a palestra, pois a Viviane Mosé falou da importância do eu, do ser humano como um todo, desvinculando a imagem de que um corpo perfeito, esculpido com dinheiro, é o que traz felicidade”, declarou a agente de educação, Patrícia Pahl Soares.
O evento contou com apresentações artísticas e culturais, como a dos alunos da Educação Integral da Escola Básica Aníbal César, que participam de oficinas de violão, canto coral, cultura popular, dança, sopro e fanfarra no contraturno escolar. Eles apresentaram, junto aos professores das oficinas, canções ligadas às memórias associadas à fotografia, pequenas alegrias e à gratidão aos amigos. Também houve uma dinâmica envolvendo bolas, que caíram do teto do Centreventos, com a participação especial do ator e produtor cultural Victor Zaguini, que fez o público interagir com palavras de ânimo e incentivo.
“Que tenhamos um segundo semestre de muita paz, conquistas e saúde física e emocional. Todos somos responsáveis por cultivar um ambiente de paz. Somos fortes e capazes de superar os desafios que nos são apresentados diariamente”, frisou a secretária de Educação de Itajaí, Elisete Furtado Cardoso. Aproximadamente 42 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino retornam às aulas nesta terça-feira (1º)