Selecione uma das opções:

Jaraguá do Sul é presenteada com nova Estação Cultural

Museu da Paz continuará ocupando parte do imóvel


18 de julho de 2023 por
Compartilhe:

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), entregou à comunidade na manhã desta segunda-feira (17) a nova Estação Cultural no Centro Histórico do Município, na Rua Getúlio Vargas, 405. O evento fez parte da programação do aniversário de 147 anos de Jaraguá do Sul. No local funcionarão os programas Bolsa Técnico Cultural e Incentivando Talentos. As duas iniciativas já contam com mais de dois mil alunos (jovens e adultos), participando das turmas de danças urbanas, danças criativas, ballet infantil, jazz, musicalização infantil, percussão, violão, violino, canto, técnica vocal, ukulelê, artes visuais, flauta, patinação artística e teatro.

Atualmente, as aulas estão distribuídas em diversos horários (matutino, vespertino e noturno), em aproximadamente trinta locais espalhados pela cidade. As novas salas da Estação Cultural, soma com outras já existentes. “Serão disponibilizadas mais turmas para a população, pois a demanda cresce a cada dia” previu da supervisora do Programa Bolsa Cultural, professora Angélica de Freitas. Durante o ato de inauguração também foi promovida assinaturas com as oito entidades contempladas pelo Programa Incentivando Talentos. São elas: Jhoe Escola de Música, Centro Cultural Escola da Música, Centro Cultural Neue Heimart, Elisse Ornellas, Dançar A2, Equilibrium, Ponto Ser Espaço Alternativo e Sociedade de Cultura Artística (Scar).

Investimento – Iniciada em julho de 2022, a obra contemplou o restauro da edificação de 455 metros quadrados, tombada pelo Patrimônio Histórico, pintura e execução de piso em concreto de 125 metros quadrados, além da cobertura (forro e telhado) de todo o espaço. A engenheira responsável pela obra, Silvana Regina Louro Lacerda, explica que também foram reformados os banheiros (dentro dos critérios de acessibilidade), expositores, além do antigo e tradicional relógio do prédio da Estação que agora volta funcionar normalmente. O custo final da restauração foi de R$ 1.228.573,86, recursos do próprio Município.

📰 LEIA TAMBÉM:

Histórico – O local onde agora funciona a nova Estação Cultural era o prédio da antiga Estação Ferroviária II, inaugurada em 1943 em estilo arquitetônico futurista para a época e que operou com o transporte de passageiros até o início da década de 1990. Entre os anos de 1950 e 1970 o espaço foi um dos pontos essenciais do desenvolvimento econômico do Município, tanto no transporte de passageiros como no de cargas, sendo um importante entroncamento e transbordo rodoferroviário entre as regiões Sudeste e o extremo Sul brasileiro. Tombado em 1998, foi restaurado em 2008. Já abrigou a extinta Fundação Cultural, a Diretoria de Cultura de Secel e o Museu da Paz da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que continuará ocupando parte do imóvel.

“Esse prédio tem muito simbolismo, pois foi um importantes pontos de comércio e escoamento de nossas produções agrícola e industrial, representando a força do povo jaraguaense que busca a excelência em tudo que faz. Na cultura não é diferente. Temos feito importantes avanços nos últimos anos e já nos tornamos referência nessa área, assim como no esporte e no lazer. Ao disponibilizarmos aulas gratuitas para toda a população, nas mais diversas manifestações culturais, com equipamentos de qualidade, em locais com infraestrutura adequada e com professores qualificados, estamos cumprindo com nosso dever de fomentar a cultura e abrindo espaço para que grandes talentos possam ser revelados”, afirmou a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry. “É sim, um dever do município fomentar a cultura, o esporte e o lazer. O investimento feito nessas áreas, significa um investimento na saúde física e mental da população. Investir na construção de novos espaços públicos e na manutenção dos espaços já existentes, também é um dever da gestão pública. Estamos trabalhando para devolver em serviços de qualidade parte dos impostos pagos pela população””, acrescentou.

Já o chefe de Gabinete, João Berti, que representou o prefeito Jair Franzner na ocasião, também enfatizou a importância do novo espaço como fomento cultural. “Nosso prefeito sabe que por trás de toda essa manutenção, de toda essa estrutura existem pessoas, existem mãos que fazem isso tudo acontecer. A arte gerada aqui não é só pra fazer idades iniciais, é pra todas as idades, todos os públicos e para este fim se objetiva este novo espaço”, observou.

Aulas – A nova Estação Cultural abrigará as aulas do Programa Bolsa Cultural, das seguintes modalidades: Violino, Artes Visuais, Teatro, Ballet, Dança Criativa (a partir de 02 anos de idade), Danças Urbanas, Violão, Técnica Vocal, Ukulelê e Canto. A novidade agora é a introdução da Dança Criativa para crianças de 02 a 03 anos, muito difundida do mundo da dança, mas que entra como uma modalidade experimental no programa.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Clique aqui e comente.x