
Integrantes do Grupo de Resposta a Ação Coordenada (Grac) se reuniram para definir medidas de enfrentamento a emergências climáticas. O encontro aconteceu na Prefeitura de Balneário Piçarras na última terça-feira (13), com representantes do poder público e órgãos de segurança.
O Grac é destinado ao atendimento de situações emergenciais, como alagamentos, e atua com base no Plano Municipal de Redução de Riscos. A reunião esclareceu as responsabilidades dos setores envolvidos. “O objetivo foi proporcionar uma reunião preventiva e maior conexão entre os órgãos”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Balneário Piçarras, Francisco Teixeira.
A Defesa Civil é responsável por coordenar as ações do Grac na sala de crise, enquanto o Grupo de Bombeiros Militares deverá efetuar resgates e a Secretaria de Obras prestará suporte com maquinário.
A Secretaria de Assistência Social deve disponibilizar abrigos com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. Por fim, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública são responsáveis por traçar rotas de fuga e realizar sinalização viária.