A Câmara de Vereadores de Araquari fará sessão solene nesta terça-feira (16), às 19h, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, embora solene, terá perfil de reflexão e denúncia, pois somente até março deste ano, o Conselho Tutelar de Araquari recebeu 135 denúncias e prestou 466 atendimentos a crianças e adolescentes expostos à violência sexual.
Após a sessão legislativa, mais ações relativas ao tema. No sábado (20), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, promove uma blitz no bairro Itinga, próximo da subprefeitura. O evento terá parceria das Secretarias de Cidadania e Turismo, Esporte e Lazer.
A ação é de conscientização sobre o abuso infantil e vai contar, também, com o projeto Brincadeira de Criança, que leva brinquedos infláveis para que as crianças possam se divertir no local, emissão de RG, cadastro para o Projeto Jovem Aprendiz, orientação aos adolescentes sobre o primeiro emprego e atualização do cadastro único da assistência social. O evento é gratuito e ocorre das 8h ao meio-dia.
“É uma oportunidade para que as crianças sejam crianças, nesse dia. Brinquem, se divirtam e principalmente, uma oportunidade para que elas entendam seus direitos e os adultos, os deveres e responsabilidades, com as crianças”, avalia Fábio Lima Junior, secretário de Assistência Social.

Foto: Arquivo.