A presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMP) de Balneário Piçarras, Liára Rotta Padilha, e a assessora do IMP, Caroline Teixeira, participaram neste sábado da 16ª edição do Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul. O evento é realizado na praia do Cumbuco, no município de Caucaia. O encontro reúne gestores de praias, prefeitos e representantes municipais de vários estados do país para discutir os critérios do programa, o ingresso de praias na fase piloto, renovações, além de sanar dúvidas específicas sobre a certificação.
O programa Bandeira Azul
A Bandeira Azul é um selo internacional que certifica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Para participar do programa, Balneário Piçarras foi aprovada por um júri nacional e outro internacional, reunido em Copenhagen, na Dinamarca. Dentre os diferencias do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.
A certificação se estende até o norte de Balneário Piçarras, na altura da Rua Canto do Sol (3750), no Bairro Itacolomi. Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área.
A certificação Bandeira Azul é válida até novembro de 2023. Para manter o selo, a praia de Piçarras precisa continuar a atender aos critérios rigorosos do programa. A cidade hasteou a Bandeira Azul por cinco temporadas seguidas.