O Projeto “Hortas e Composteiras nas Escolas” acaba de ser lançado em Barra Velha e visa integrar meio ambiente, educação e saúde com o objetivo de implantar plantio de legumes e hortaliças nas escolas, e fortalecer esses espaços onde eles já existem.
A parceria firmada entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (Semec), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap) e Epagri teve início dia 3 de abril, na Escola Reunida Municipal Professora Maria Tusnelda Bernstorff, na Vila Nova, com alunos do 2º ao 5º ano.
Na ocasião do lançado do projeto, semana passada, os alunos foram reunidos para palestra com a apresentação do projeto e informações técnicas fornecidas pelo engenheiro agrônomo Sérgio, da Prefeitura, e também pelo extensionista rural Ricardo Grejianim, da Epagri.
O encontro falou sobre as condições necessárias para o preparo da horta, o manejo do solo, quais plantas podem ser inseridas e os métodos de controle de pragas. Benefícios e métodos da compostagem também foram detalhados.
A Escola Maria Tusnelda ainda não tem uma composteira, mas os alunos estão em fase de aprendizado sobre como fazê-la, suas etapas e benefícios, visando a redução de lixo orgânico, transformado posteriormente em adubo.
A escola foi escolhida para receber o apoio do projeto, pois já possui espaço para o cultivo de hortaliças. Neste primeiro semestre de 2023, o projeto irá contemplar outras duas unidades escolares: a Escola Reunida Municipal Judite Bernardina Aguiar, em Medeiros, e a Escola Reunida Municipal Prefeito Bernardo Aguiar, em Pedras Brancas, Itajuba.

